O Metrô de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (2) uma parceria com a iniciativa privada para oferecer internet para os passageiros. Inicialmente, a rede estará disponível para realização de testes, mas a previsão é que a operação plena seja iniciada em 1º de março. O projeto vai levar Wi-Fi gratuito para mais 34 estações, além das seis que já oferecem o serviço e terão a cobertura aumentada, com a substituição de equipamentos.
LEIA MAIS: Avianca Brasil anuncia oferta de Wi-Fi durante voos domésticos
O Wi-Fi gratuito
do Metrô estará disponível em estações da linha 1 - Azul, 2 - Verde, 3 - Vermelha e 5 - Lilás. O serviço será liberado duas etapas, começando com 20 estações que terão o sinal tanto nas áreas livres como nas áreas pagas a partir de 05 de fevereiro. Outras 20 estações deverão contar com a rede a partir do dia 19 de fevereiro. Por medida de segurança, as plataformas das estações não terão cobertura.
LEIA MAIS: Banda larga teve 1 milhão de novos contratos em 2016, afirma Anatel
A rede terá velocidade média de 1 Mbps, o suficiente para uso moderado, com navegação em sites, redes sociais, aplicativos de mensagens e envio de e-mails. As estações terão de capacidade para receber mais de 400 acessos simultâneos, em média. Em locais com maior fluxo, serão utilizadas infraestrutura de fibra óptica e equipamentos de propagação de Wi-Fi para permitir a utilização de 2.000 usuários simultaneamente.
Para usar o serviço, os usuários deverão realizar um cadastro, preenchendo nome, e-mail, telefone na tela que será exibida após a seleção da rede da estação. Os dados do Facebook e LinkedIn também podem ser usados para conseguir o acesso. Cada usuário poderá ficar conectado durante 15 minutos. Para continuar acessando a internet depois desse período, é preciso se conectar novamente com o mesmo cadastro.
LEIA MAIS: Usuários que mais utilizarem o Samsung Pay em fevereiro serão premiados
A empresa escolhida para implantar o serviço foi a N1 Telecom, que participou de chamamento público que disponibilizava todas as estações, algumas em lotes e outras individualmente. As estações devem receber uma sinalização especial, informando sobre a existência do serviço. Em algumas delas, haverá pontos para carregamento de bateria. Com a ativação, o Metrô espera receber mais de R$ 5 milhões ao ano. Confira o calendário de ativação do Wi-Fi gratuito nas estações do Metrô de São Paulo:
05 de fevereiro
Linha 1 - Azul: Armênia, São Joaquim, Vergueiro, Paraíso, Ana Rosa, Santa Cruz, Santana e Jabaquara.
Linha 2 - Verde: Brigadeiro, Trianon-Masp, Tamanduateí e Vila Prudente.
Linha 3 - Vermelha: Marechal Deodoro, Santa Cecília, Brás, Patriarca, Carrão, Vila Matilde, Guilhermina-Esperança e Sé.
19 de fevereiro
Linha 1 - Azul: São Bento, Luz, Portuguesa-Tietê, Vila Mariana e Tucuruvi.
Linha 2 - Verde: Consolação, Clínicas, Vila Madalena e Sacomã.
Linha 3 - Vermelha: Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Artur Alvim, Penha, República, Anhangabaú, Bresser, Belém e Palmeiras-Barra Funda.
Linha 5 - Lilás: Santo Amaro e Largo Treze.