O aplicativo Snapchat estava voando alto nos primeiros meses de 2016, mas seu crescimento foi diretamente afetado depois de o concorrente Instagram ter lançado a sua versão “Stories”. E não foi qualquer quedinha, não: as estatísticas lançadas por provedores analíticos e especialistas mostram que houve um declínio no uso do Snap e que seu crescimento é 82% mais lento do que no início do ano passado.
LEIA MAIS: Galeria no Instagram? Aplicativo pode liberar várias fotos em única publicação
Apesar de parecer “coincidência demais”, não é possível confirmar que foi o surgimento do Instagram
Stories que afetou tanto o outro aplicativo de fotos e vídeos. Mas, segundo os especialistas, é possível afirmar que o crescimento do Insta se deve, sim, à queda do concorrente. Enquanto isso, a empresa responsável pelo Snapchat afirma que erros técnicos na implantação de novos produtos podem ter inibido o crescimento do usuário no final do terceiro trimestre de 2016.
De acordo com o Snap, no primeiro semestre de 2016, o aplicativo conseguiu 122 milhões de usuários ativos por dia, com um crescimento de 14% sobre o período passado. Então, no segundo semestre do ano, conseguiram um recorde de crescimento – graças ao interesse massivo na comunicação visual em tela cheia e falta de concorrentes diretos. Assim, a rede social atingiu 143 milhões de usuários diários com a porcentagem de crescimento de 17,2.
Mas, em Agosto do ano passado, o “conto de fadas” do Snap encontrou um “vilão” – e dos grandes: o Insta anunciou a criação do Stories (que é bastante semelhante ao concorrente). Vale lembrar que este já possuía 300 milhões de usuários diários e 500 milhões de pessoas por mês. Em outubro, o lançamento já tinha alcançado 100 milhões de usuários diários.
LEIA MAIS: Você viu? Insta ganha integração com WhatsApp para compartilhamento de imagens
Assim, repentinamente, o Snap foi caindo. E chegou a sua menor porcentagem de crescimento desde o lançamento (os dados disponíveis têm início em 2014). No terceiro trimestre de 2016, o aplicativo cresceu apenas 7%, com 153 milhões de usuários diários. Já no quarto trimestre, afundou ainda mais – enquanto o concorrente alçava voo.
Concorrência "significativa"
Isso significa que o Snapchat estava crescendo a apenas um quinto da velocidade nos dois trimestres anteriores. E a empresa confessou a queda, afirmando que a concorrência é um dos fatores de risco.
LEIA MAIS: Como fazer uma conta no Instagram que cause bons resultados
“Enfrentamos uma concorrência significativa em quase todos os aspectos de nossos negócios, tanto no mercado interno como internacional", justificou a empresa, que ainda listou seus maiores concorrentes, incluindo Facebook e Instagram. Em seguida, observou que o Insta “introduziu um recurso de ‘histórias’ que, em grande parte, imita nossa característica Stories e pode ser diretamente competitivo”, finalizou.
*As informações são do site TecCrunch