Brasil Econômico

Agendar a emissão de documentos como RG e carteira de trabalho no Estado de São Paulo está mais fácil. O Poupatempo, órgão responsável por este tipo de serviço, criou um bot (abreviação de chatbot), isto é, um sistema criado pelo Facebook para automatizar as conversas com pessoas, que podem fazer pedidos pela plataforma.

LEIA MAIS: Conheça sete formas de se manter seguro enquanto navega no Facebook

Batizado de "Poupinha SP", o robô do Poupatempo já trocou mais de 3,3 milhões de mensagens e realizou mais de 74 mil agendamentos. Para usar o serviço, basta procurar pelo usuário no Facebook e iniciar uma conversa com o tipo de serviço que você precisa, como RG, CNH e seguro desemprego. Para ajudar o usuário, o bot exibe, no início do atendimento, algumas perguntas que podem ser feitas como "O que posso agendar?" e "Meus agendamentos", por exemplo.

Bots como o do Poupatempo já são utilizados por 30 mil soluções no Messenger; recurso foi lançado em abril de 2016
Reprodução
Bots como o do Poupatempo já são utilizados por 30 mil soluções no Messenger; recurso foi lançado em abril de 2016

LEIA MAIS: Facebook anuncia mudança no feed para evitar notícias falsas ou sensacionalistas

Quando o usuário pede para visualizar as opções, o assistente virtual lista todos os serviços disponíveis, como 1ª habilitação ou 2ª via do documente. Em seguida, são apresentados os postos e horários que podem fazer o serviço. Por fim, basta confirmar o nome e o CPF para confirmar o agendamento. O bot também permite checar quais serviços já foram marcados para que ninguém perca o horário.

Lançados em abril do ano passado, os bots já são utilizados em mais de 30 mil soluções no Messenger em todo o mundo. Os robôs permitem que empresas personalizem a conversa com os clientes e respondam eventuais dúvidas com agilidade. Um estudo realizado em parceria com a Nielsen apontou que a troca de mensagens instantâneas está entre as formas preferidas pelas pessoas para entrar em contato com marcas, empresas e serviços.

De acordo com o levantamento, 53% dos entrevistados acreditam que existe mais possibilidade de que os usuários comprem produtos ou adquiram serviços com os quais eles possam conversar. Entre nove formas de comunicação, a troca de mensagens com empresas foi escolhida como a segunda preferida.

LEIA MAIS: Facebook volta a copiar o Snapchat e trabalha em recurso de vídeos temporários

Uma parte considerável dos usuários afirmou utilizar bots como o do Poupatempo . Quando as pessoas estão considerando comprar algo, 35% fazem perguntas para saber detalhes e 33% questionam sobre horários, endereço e estoque. Quando decidem pela compra, 34% usam mensagens para marcar ou confirmar um agendamento e 33% fazem compra diretamente no aplicativo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!