Levou pouco mais de um ano para o Facebook liberar a utilização de reações dentro de comentários em publicações. A atualização permite que cada usuário da rede social vá além da tradicional curtida. Assim como nas publicações, será possível usar sentimentos como "Amei", "Haha", "Uau", "Triste" e "Grr". Com a mudança, a plataforma passa a exibir os ícones das três reações mais utilizadas, além do número de usuários que compartilharam seu sentimento sobre o texto.
Leia também: Facebook irá contratar 3 mil funcionários para remover conteúdos violentos
O processo para reagir a um comentário no Facebook é idêntico ao que precisa ser feito para reagir a uma publicação. No desktop ou em notebooks, basta passar o mouse sobre sobre o botão "Curtir" e escolher uma das opções, que deverão ser exibidas caso a atualização estiver disponível para você. Em dispositivos móveis, toque e segure sobre o botão "Curtir" para, em seguida, escolher uma das reações que aparecerão na tela.
Leia também: Facebook altera exibição de artigos relacionados para evitar notícias falsas
O site "The Next Web" lembra que com a novidade, os usuários da rede social podem reagir a praticamente tudo. Há pouco mais de um mês, o Messenger recebeu as cinco reações para serem utilizadas dentro de conversas com amigos. Além disso, o aplicativo de mensagens dá aos usuários a opção de curtir ou descurtir as informações que receberem. Ao apresentar os novos recursos, a rede social afirmou que os dois ícones representam, na verdade, "sim" e "não".
Reações populares
Apresentadas em fevereiro de 2016, as reações parecem ter sido aprovadas pelos brasileiros. Um levantamento divulgado em fevereiro pela rede social afirma que o Brasil ficou em 10ª lugar em um ranking dos países que mais utilizam o recurso. A pesquisa considera o número de reações por usuário a cada países (e não o número absoluto), fazendo com que países com mais usuários, como Estados Unidos e Brasil, fiquem abaixo de países como México, Chile e Suriname.
Leia também: Facebook alcança cinco milhões de anunciantes e cria plataforma com dicas
Segundo o Facebook, durante 2016, os usuários reagiram a mais de 300 bilhões de publicações. A reação "Amei" foi a mais utilizada e esteve presente em mais da metada das ocasiões. O dia em que está opção foi mais utilizada foi o Natal. A rede social também usou algumas datas comemorativas para apresentar ícones de reações temporários. No Dia das Bruxas, por exemplo, os ícones convencionais deram lugar a uma bruxa, um fantasma, um Frankenstein e uma abóbora.