O Facebook apresentou uma nova mudança em seu aplicativo para evitar que seus usuários sejam vítimas de notícias falsas. Desta vez, a plataforma realizou uma alteração na área de artigos relacionados, exibida abaixo de publicações de seu interesse. Até o momento, a seção era exibida após os usuários lerem um artigo, mas passará a aparecer antes mesmo do link exibido no post ser aberto.

Leia também: Óculos irão substituir os smartphones em cinco anos, projeta Facebook

Com a mudança, os artigos relacionados ficarão visíveis logo abaixo de posts que tratam de assuntos que estão sendo comentados por muitas pessoas no momento. A ideia, segundo o Facebook , é oferecer acesso facilitado a outras perspectivas de informação, incluindo artigos de fact-checking, isto é, a verificação de informações públicas.

Mudança na área de artigos relacionados não é a primeira apresentada pelo Facebook para evitar as notícias falsas
Divulgação
Mudança na área de artigos relacionados não é a primeira apresentada pelo Facebook para evitar as notícias falsas

Leia também: WhatsApp pretende disponibilizar pagamentos pela plataforma

"Por exemplo, em um momento em que muitas pessoas estão repercutindo um artigo sobre um novo avanço da medicina, nós podemos mostrar outros artigos abaixo de diferentes fontes sobre o mesmo tópico", disse a rede social em comunicado. A rede social afirmou que as páginas não devem ter mudanças significativas em seu alcance. "As páginas podem continuar publicando histórias relevantes para seu público".

Esta não é a primeira mudança apresentada pela rede social para evitar o compartilhamento de notícias falsas. "Um dos nossos principais objetivos é apoiar uma comunidade informadas. Isso inclui ajudar as pessoas a se comunicarem sobre as notícias e dar às pessoas mais formas de analisar um cenário mais completo sobre uma história".

Há cerca de um mês, a plataforma passou a exibir um alerta para usuários que compartilham publicações sinalizadas como duvidosas. O aviso ainda não aparece em todos os países, mas usuários dos Estados Unidos noticiaram a exibição de uma janela antes de confirmar o compartilhamento.

Leia também: Com ícone de foguete, Facebook testa feed de notícias com assuntos em alta

Na mensagem, a plataforma afirmava que o conteúdo que o usuário tentava compartilhar estava sendo "contestado por diversos verificadores de fatos independentes". O posicionamento sobre notícias falsas e spam vem se tornando cada vez mais presente após a rede social ser criticada por permitir a disseminação de notícias falsas durante a campanha presidencial nos Estados Unidos que elegeu o republicano Donald Trump.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!