Em mais uma tentativa de diminuir a quantidade de conteúdos indesejados, o Facebook disse que irá atualizar a forma de exibição de links para evitar que os usuários sejam direcionados a sites de baixa qualidade. As mudanças serão implementadas nos próximos meses. Para isso, foram revisadas milhares de páginas que possuem links na plataforma para identificar quais realmente oferecem conteúdo relevante.

Leia também: De olho na Netflix, Facebook deverá lançar dezenas de séries originais em junho

Após analisar o conteúdo, a empresa utilizou inteligência artificial para entender as características dessas páginas. A rede social usou um comunicado em seu blog para explicar o motivo para as mudanças. De acordo com o Facebook , a demanda de muitos usuários não é atendida pois muitos links levam a páginas sem conteúdo relevante e, muitas vezes, cobertas com anúncios maliciosos. Com isso, a expectativa dos usuários de encontrar o que deseja de forma mais direta não consegue ser concretizada.

Mudança do Facebook anunciada faz parte de plano para reduzir a quantidade de spam no feed de notícias
Shuttersock
Mudança do Facebook anunciada faz parte de plano para reduzir a quantidade de spam no feed de notícias

Leia também: Além da curtida: Facebook libera reações em comentários dentro de posts

"Queremos ajudar as pessoas a construir uma comunidade informada no Facebook", disse a rede social no comunicado. "É por isso que estamos sempre trabalhando para entender que posts as pessoas consideram enganosos, sensacionalistas e spam para que possamos mostrar menos destes e mais posts informativos no lugar". A ideia é dificultar o trabalho das pessoas que administram páginas somente para ter um retorno financeiro, sem oferecer conteúdo relevante. "Essa atualização ajudará a reduzir os incentivos financeiros de 'spammers' [criadores de conteúdo voltado para atrair cliques] motivados por dinheiro".

A mudança anunciada pelo Facebook faz parte de um plano já adotado para reduzir a quantidade de spam. Até o momento, os esforços estavam centrados nas páginas que realizam anúncios na plataforma, mas, a partir de agora, além de reforçar os cuidados com a exibição de publicidade, a rede social promete se voltar também para as publicações que são exibidas de forma orgânica, isto é, sem o pagamento de qualquer valor. 

Leia também: Facebook irá contratar 3 mil funcionários para remover conteúdos violentos

Segundo o Facebook, os administradores de páginas que não contam com conteúdo de baixa qualidade poderão perceber um pequeno crescimento em seu alcance. A informação obtida com a atualização será uma de muitos dados usados pela plataforma para ordenar o que será exibido no feed de notícias.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!