Nas últimas décadas a Sony, empresa de tecnologia japonesa que está ativa no mercado desde 1958, passou a investir em outros mercados além dos produtos de mídias pelos quais se tornou conhecida. Após embarcar no ramo audiovisual, produzindo sensores de câmeras e smartphones e detendo até uma produtora de cinema, a empresa agora está expandindo sua atuação para os produtos automotivos. Nesta segunda-feira (23) foi anunciado o IMX324, um sensor de câmeras para carros que promete auxiliar o motorista a ler o conteúdo de placas em até 160 metros de distância.
Leia mais: Como saber se a câmera do celular é boa?
O IMX324 possui 7,42 MB, o que pode parecer pouco se comparado com as câmeras dos celulares de última geração. Mas quando o assunto são os aparelhos automotivos, ele possui quase 3 vezes mais resolução que as disponíveis no mercado atualmente. É esperado que o novo sensor também ajude no desenvolvimento de carros com piloto automático, garantindo mais precisão e os tornando mais seguros.
Quais são as novidades?
Além do grande campo visual que o sensor oferece, ele ainda conta com baixa sensibilidade à luz, o que permite ao motorista ver pedestres no escuro, por exemplo. Outras câmeras automotivas presentes no mercado não possuem essa característica, trazendo perigo ao motorista que conta com o equipamento e recebe imagens de baixa qualidade quando está escuro. Usando como base seu predecessor (o IMX224, lançado em setembro de 2013), o novo modelo da Sony oferece um avanço considerável nesse quesito.
Veja também: Facebook testa recurso na câmera para usuários criarem seus próprios GIFs
A qualidade de imagens tiradas à distância também melhorou muito. O IMX224 apresentava fotos pixeladas e ilegíveis para o motorista, já o novo sensor consegue captar com nitidez o conteúdo de placas distantes.
Leia mais: MWC 2017 tem volta de "tijolão" da Nokia e apostas de Motorola e Sony
Vale lembrar que o produto é um sensor CMOS, não a câmera propriamente dita. O preço estipulado do IMX324 atualmente é de R$ 285,00 e os dispositivos com essa tecnologia integrada devem chegar nas lojas em Junho de 2018.