Implantados em 2013, os filtros do Snapchat foram uma das principais novidades da rede social. A plataforma, que permite aos usuários enviar fotos instantâneas que se apagam após alguns segundos, foi a primeira a disponibilizar ferramentas para personalizar uma imagem com efeitos animados no momento da captura. Em seu auge, mais de 60 milhões de pessoas usavam o recurso diariamente.
Leia mais: Google deverá distribuir notícias em recurso idêntico ao disponível no Snapchat
Ultimamente a empresa vem enfrentando problemas. O recurso de imagens temporárias passou a ser reproduzido por outras plataformas - como o Instagram -, diminuindo o público do aplicativo. Na tentativa de reverter o processo e atrair novamente os usuários que perdeu, foi lançada uma atualização em que os filtros do Snapchat reconhecem, além de rostos, animais, comidas e até mesmo paisagens.
As mudanças
Com a nova atualização, a câmera do a Snapchat reconhece objetos e os identifica, oferecendo efeitos relevantes para a ocasião. Eles aparecem automaticamente na barra de filtros do usuário após e a foto ser tirada.
![Para conseguir mais usuários, o Snapchat está implementando diversas mudanças - inclusive um redesign no layout do aplicativo. Para conseguir mais usuários, o Snapchat está implementando diversas mudanças - inclusive um redesign no layout do aplicativo.](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/d3/oz/u1/d3ozu1uw9z5bw34ukbhhdni16.jpg)
Veja também: Snapchat: 7 dicas para se tornar um mestre no aplicativo
Frases como "Que dieta?" e "Entre na minha barriga" vão poder ser usadas pelo usuário quando o registro estiver relacionado a comida.
![Os novos filtros do Snapchat reconhecem alimentos. Na esquerda, Os novos filtros do Snapchat reconhecem alimentos. Na esquerda,](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/8g/6j/df/8g6jdficnslf63uf0ipdfga75.jpg)
Animais e paisagens também ganharam novos efeitos.
![Também são reconhecidos animais e paisagens Também são reconhecidos animais e paisagens](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/6g/22/rb/6g22rbvprkwr4jvk2m3llkdyd.jpg)
É esperado que a Snap Inc, desenvolvedora do aplicativo, lucre com a nova ferramenta. Empresas poderão pagar para que sua marca tenha um filtro personalizado - que também pode ser ativado por meio da localização do usuário.
Leia mais: Facebook copia Snapchat (de novo) e lança vídeos temporários no Messenger
Segundo um porta voz da empresa, em nota para o portal norte-americano Mashable, os novos filtros também reconhecem e incluem shows, praias e esportes. Eles começarão a ser disponibilizados para os usuários gradativamente nos próximos meses.
Além disso, já foram anunciadas outras mudanças, entre elas um recurso que mostra reviews de locais e seus horários de funcionamento - similiar a plataformas como o TripAdvisor e Yelp. Uma integração com o Uber e um novo layout também estão previstos.