Brasil Econômico

Brasil Econômico

Criado em 1998 com a missão de "organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil", o Google atualmente é detentor da ferramenta de pesquisas mais popular do mundo. É extremamente difícil achar alguém que nunca a tenha usado - ou ouvido falar.

Leia mais:  Conheça cinco recursos pouco utilizados pelos usuários do Google Maps

Entretanto, grande parte desses usuários não aproveita o melhor da ferramenta. Uma das principais reclamações contra a plataforma é a pouca precisão que algumas pesquisas podem oferecer, mas o que se desconhece é que a plataforma oferece uma série de comandos para filtrar os resultados. 

1.  Resultados de um site específico

O Google permite que se realize uma busca somente de um site específico. Para isso, é preciso digitar antes da sua pesquisa "site:(endereço do site)", conforme mostra o exemplo abaixo.

undefined
Reprodução
Digite "site:(endereço do site) antes de sua pesquisa.














2. Conversor de moedas

A plataforma também funciona como conversor de moedas. Se você digitar, por exemplo, "200 dólares em reais", o valor do câmbio será mostrado na sua tela sem que você precise abrir algum site.

undefined
Reprodução
É possível usar o Google como conversor de moedas.














#3 Informações sobre voos

Também é possível ter mais informações sobre voos sem precisar acessar outra página. Basta digitar "voo" seguido do número e nome da empresa.

undefined
Reprodução
pesquisas














#4 Remover uma palavra da busca

O usuário pode determinar que o serviço mostre apenas resultados que não contenham uma palavra específica. Para isso, inclua o sinal "-" seguido pela palavra na pesquisa.

undefined
Reprodução
Ao digitar "-" antes de uma palavra, você terá apenas resultados que não a incluam.















Veja também:  Confira os melhores aplicativos do ano para Android, segundo o Google

#5 Fazer contas

A respostas de contas simples, digitadas na barra de buscas são apresentadas diretamente nos resultados da pesquisa. Também é disponibilizada uma calculadora virtual para o usuário. 

undefined
Reprodução
O Google realiza contas simples instantaneamente.















#6 Pesquisas por imagem

Você já quis saber a origem ou contexto de uma imagem? O Google também oferece ferramentas voltadas para esse fim. Basta abrir o Images e, logo ao lado da barra de buscas, clicar no ícone de uma câmera. Lá o usuário pode fazer upload da imagem e a ferramenta realizará uma pesquisa baseada nela.

undefined
Reprodução
É possível pesquisar por imagens.
















#7 Pesquisar arquivos

Caso você  digite "filetype:" seguido de um tipo de arquivo (PDF, PPT, DOC), os seus resultados de pesquisa serão apenas conteúdos nesse formato. 

undefined
Reprodução
Caso você deseje realizar pesquisas por arquivos, digite "filetype:(formato do arquivo)".














#8 Títulos específicos 

Caso você escreva "intitle:" e uma palavra, os resultados da sua busca serão apenas páginas na qual a palavra especificada esteja no título.

undefined
Reprodução
Se "intitle:"estiver acompanhado de algumas palavra na barra de buscas, serão apresentados apenas resultados com a mesma no título.















#9 Pesquisar termos exatos

Caso você coloque o conteúdo da pesquisa entre aspas, todos os resultados obrigatoriamente terão aquela palavra (ou sentença). 

undefined
Reprodução
Se uma palavra estiver entre aspas todos os resultados precisão a conter para serem apresentados.














#10 Resultados de um intervalo de tempo específico

Você pode configurar a ferramenta para buscar publicações feitas em um intervalo de tempo específico. Para isso, faça sua pesquisa e clique em Ferramentas > Em qualquer data > Intervalo personalizado. Uma janela onde você poderá especificar as datas irá se abrir.  

undefined
Reprodução
É possível obter apenas resultados de um período específico.














Leia também:  Confira 7 dicas para aproveitar todo o potencial do Google Fotos

Use esses comandos para otimizar as suas pesquisas na plataforma.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários