Brasil Econômico

Com o crescimento das plataformas de streaming de música que fizeram a indústria musical finalmente voltar a crescer, o YouTube quer se posicionar nesse mercado também
Divulgação/Youtube
Com o crescimento das plataformas de streaming de música que fizeram a indústria musical finalmente voltar a crescer, o YouTube quer se posicionar nesse mercado também

O Google anunciou nesta quinta-feira (18) que vai lançar na próxima terça-feira (22) um novo serviço de streaming de música do YouTube . O serviço que estará disponível primeiro nos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, México e Coréia do Sul deverá entrar para a concorrência de um mercado dominado atualmente por Spotify e Apple Music .

Leia também: Funcionários se demitem em protesto contra "negócios de guerra" do Google

A empresa de streaming sueca criada em 2008 é a atual líder do mercado mundial com 140 milhões de usuários, dos quais 77 milhões são assinantes da versão premium. O Apple Music, por sua vez, ocupa uma confortável segunda colocação nessa ranking com 50 milhões de usuários dos quais 40 milhões pagam pelo serviço e estão, na maioria, concentrados nos Estados Unidos onde os produtos da Apple que já vem com o aplicativo instalado são mais populares.

Eles agora ganham a companhia do YouTube que, segundo divulgado pela própria empresa, conta com mais de 1 bilhão de usuários no site mensalmente. Eles entram no plataforma para ouvir e descobrir novas músicas de mais de 2 milhões de artistas cadastrados, mas segundo afirmou o próprio gerente de produto do novo YouTube Music , Elias Roman: "o YouTube foi feito para vídeo, não apenas para música."

Ainda segundo Roman, "na terça-feira, 22 de maio, mudaremos isso ao apresentarmos o YouTube Music, um novo serviço de streaming de música feito com a magia do YouTube: tornar o mundo da música mais fácil de explorar e mais personalizado do que nunca", afirmou.

Leia também: Android P vai te ajudar a economizar bateria e dormir mais cedo; entenda como

Potenciais e problemas

undefined
Divulgação/Youtube
Potencial do novo YouTube Music é grande, mas quantas pessoas pagarão pelo novo serviço do Google

Com números tão robustos, o potencial do novo serviço é imenso. Agora resta saber qual o tamanho da parcela que será convertida para o novo aplicativo e, mais, quantos pagarão por ele já que, assim como o líder do segmento, o YouTube Music contará com duas versões: uma gratuita com anúncios e outra que custará inicialmente US$ 10 por mês.

A empresa ainda esclareceu que o outro serviço de música do Google, o Google Play Music, não sofrerá mudanças. Os usuários vão seguir tendo acesso às músicas que compraram e recebendo canções e playlists criadas pelos próprios usuários.

Eles, porém, ganharão acesso a versão gratuita do YouTube Music e poderão ouvir as músicas também por streaming. Já aqueles que toparem pagar pela versão premium poderão fazer o download das mesmas sem precisar pagar individualmente por cada uma delas. Essa estratégia é bastante parecida com a que a Apple vem adotando ao priorizar o crescimento do Apple Music, seu serviço de streaming, em detrimento do iTunes, seu serviço de download.

Leia também: Em breve, usuários de Android poderão assistir ao YouTube em segundo plano

De qualquer forma, ainda restam muitas dúvidas sobre como o novo aplicativo do  YouTube vai funcionar, mas o Google também já confirmou que após o lançamento nos cinco primeiros países citados, outros 14 já têm previsão de poder acessar o serviço nas próximas semanas. O Brasil, porém,  não está nessa lista que conta com Áustria, Canadá, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Noruega, Rússia, Espanha, Suíça, Suécia e Reino Unido.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!