Brasil Econômico

A capa de invisibilidade do Harry Potter faz com que seja possível ver através do objeto alvo, ao invés de contorná-lo
Divulgação/Univerdiade de Rochester
A capa de invisibilidade do Harry Potter faz com que seja possível ver através do objeto alvo, ao invés de contorná-lo

Se a capa de invisibilidade do Harry Potter sempre foi um sonho para você, saiba que cientistas do Instituto Nacional de Pesquisa Ciêntífica do Canadá, estão a um passo de tornar o objeto mágico em realidade. De acordo com o portal  Mirror , o grupo conseguiu tornar um objeto invisível sem distorção visual, ou seja, como se o objeto e o manto não estivessem presentes.

Leia também: Usuários do Instagram já podem adicionar música nos Stories; conheça a novidade

Segundo o líder da pesquisa, José Azaña, até o momento, o que se tinha era uma série de dispositivos de camuflagem para ocultar um objeto de apenas uma cor. Entretanto, a maioria deles é composta por muitas cores e é nesse ponto que a capa de invisibilidade do Harry Potter do 'mundo real' atua.

Para isso, os cientistas especializados em óptica analisaram a alteração das ondas de luz que passam por um objeto, usando uma técnica que rearranja visualmente cores diferentes, de modo que a onda se propague através do objeto.

Você viu?

Como explica o estudante Luis Rometo Cortes ao Mirror , as soluções convencionais de camuflagem dependem da alteração do caminho de propagação da iluminação em torno do objeto a ser escondido.

Leia também: Assistente pessoal do Google, "Duplex" começará a ser testada em semanas

Com isso, até o novo avanço, cores diferentes levavam diferentes quantidades de tempo para atravessar o dispostivo, resultando em distoção detectável, que revela a presença do manto. Por isso, o que é para ser invisível não fica completamente assim porque ocorre distorção visual.

“A solução proposta evitaria que esse problema, permitindo que a onda [de luz] se propague através do objeto-alvo em vez de contorná-lo, e ainda evita qualquer interação entre a onda e o objeto”, detalha.

Leia também: Motorista de carro autônomo do Uber assistia The Voice no momento do acidente

Mais planos para capa de invisibilidade do Harry Potter do mundo real

Segundo os cientistas, atualmente, o dispositivo apenas funciona para superfícies planas, mas, com a ajuda do novo avanço, objetos 3D também poderão se tornar invisíveis como a capa de invisibilidade do Harry Potter .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!