Com o passar do tempo, smartphones se tornaram cada vez mais uma parte íntrinseca de nossas vidas. Hoje, é cada vez mais difícil encontrar alguém na rua que não esteja com um aparelho no bolso, na mochila ou mesmo na mão. Com essa adaptação, aprendemos a confiar nossas informações a esses dispositivos que ganharam cada vez mais valor. E, se eles passaram a carregar "cargas" tão importantes quanto um carro, por exemplo, nada mais justo que também fosse criado uma espécie de "airbag para celular".
Leia também: Agora é possível 'lançar' perguntas para seguidores no Stories do Instagram
Esse foi o raciocínio do estudante alemão Philip Frenzel da Universidade de Aalen. Decidido a dar um fim ao prejuízo sofrido quando nosso celular escapa de nossas mãos e cai no chão trincando a tela, quebrando os botões ou espatifando-se completamente, Frenzel criou e acaba de patentear justamente um " airbag para celular " que ele chama provisoriamente de AD (sigla em inglês para amortecimento ativo).
A ideia é tão interessante quanto simples. Numa espécie de case - a famosa capinha
de celular
-, o estudante acoplou sensores que percebem quando o celular está em queda livre. Nessa situação, o " case inteligente
" ativa espécies de ganchos equipados com molas em cada um dos vértices do aparelho que impedem que o dispositivo se choque com uma superfície plana.
Leia também: Falha em celulares da Samsung faz dispositivos enviarem fotos sem permissão
Você viu?
No vídeo abaixo, você pode perceber que o celular equipado com esse "airbag" chega a quicar no chão. Tudo porque dessa forma, o dispositivo consegue dissipar a energia e reduzir o impacto até finalmente "pousar" em segurança, sempre suspenso pelas astes móveis. Repare também que após apanhar o aparelho do chão, o usuário pode recolher as molas de volta para o case e estará prontinho para ser usado novamente:
Airbag para celular não é imbatível
A ideia de Frenzel chegou a ser premiada pela Sociedade Alemã de Mecatrônica, mas por enquanto não passa de um protótipo que ainda não está à venda. A partir desse mês, porém, ele espera lançar uma campanha no site de financiamento coletivo Quickstarter com o objetivo de adquirir fundos para produzir e comercializar as primeiras unidades.
Leia também: Não é magia! Capa de invisibilidade do Harry Potter pode se tornar real em breve
Num primeiro momento, a ideia pode parecer a solução de todos os problemas, mas ela não evita alguns riscos como quando o celular cai na água ou quando o celular cai numa superfície irregular ou pontiaguda como na quina de uma mesa. Nesse caso, os usuários mais desatentos continuarão correndo o risco de terem seus aparelhos danificados mesmo se equipados com esse " airbag para celular ".