Usuários excluídos pelo Facebook precisarão comprovar que têm mais de 13 anos para reaverem seus perfis
Shutterstock
Usuários excluídos pelo Facebook precisarão comprovar que têm mais de 13 anos para reaverem seus perfis

Para tornar suas plataformas mais seguras para crianças, o Facebook e o Instagram pretendem bloquear perfis que pertençam a menores de 13 anos. A ideia da nova política operacional, segundo informações do site norte-americano TechCrunch, é exigir aos usuários excluídos uma comprovação da sua identidade e idade por meio da apresentação de um documento original.

Leia também: Criador do WhatsApp sugere que usuários excluam suas contas do Facebook

A postura mais rígida é uma resposta ao documentário “Inside Facebook: Secrets of a social network” (“Por dentro do Facebook: Segredos de uma rede social”, em tradução livre), produzido pela Firecrest Films e exibido pela rede de televisão britânica Channel 4. A produção relata a experiência de um jornalista que se disfarçou como moderador de conteúdo do Facebook no Reino Unido e descobriu, além de práticas questionáveis em relação à promoção de fake news, que os funcionários são instruídos a fazer vista grossa para publicações de menores de 13 anos em nome do lucro.

Em contrapartida, o Facebook publicou um texto em seu site oficial voltado à imprensa reiterando a proibição do uso da rede social por parte de pré-adolescentes e crianças. “Não permitimos que pessoas menores de 13 anos tenham uma conta no Facebook. [...] Temos trabalhado para atualizar as orientações aos nossos moderadores de suspender qualquer perfil que suspeitem que seja de alguém fora desses padrões, mesmo que a página tenha sido denunciada por qualquer outra razão”, diz o comunicado. A diretriz, de acordo com o TechCrunch, também vale para o Instagram.

Leia também: Facebook também vai mostrar quanto tempo usuário "gasta" na rede social

Você viu?

A novidade contrasta com a mais recente tentativa do Facebook de atrair os mais novos por meio do aplicativo Messenger Kids, que permite às crianças entre 6 e 12 anos de idade conversar com pessoas pelo celular - desde que aprovadas por seus pais ou responsáveis. Em resumo: de um lado, a empresa tenta fazer com que os menores de 13 anos se tornem dependentes da rede social; de outro, tenta proibí-los de fazer parte dela.

O Facebook não pensa só nas crianças

Nova política do Facebook, de Mark Zuckerberg, promete mais rigidez com fake news
Reprodução/Twitter
Nova política do Facebook, de Mark Zuckerberg, promete mais rigidez com fake news


O escândalo envolvendo a Cambridge Analytica , os debates sobre a influência nas eleições russas e a falta de políticas consistentes contra as fake news também foram responsáveis por essa mudança na política operacional. Na última quarta-feira (18), o Facebook anunciou uma atualização na política de moderação de conteúdo, afirmando ao TechCrunch que que as mudanças devem começar a ser implementadas nos próximos meses.

Leia também: Facebook vai avisar quando anúncio na rede social for propaganda eleitoral

A iniciativa é uma reação à onda de rumores falsos que se espalharam pelo WhatsApp (que pertence ao Facebook ) e levaram a linchamentos e à morte de 24 pessoas na Índia. A nova política deve afetar principalmente os usuários que espalham notícias falsas nas redes sociais de forma inconsequente sob a justificativa de estarem gozando de sua “liberdade de expressão”. “Há certas formas de desinformação que contribuíram para o dano físico, e essas mudanças nos permitirão retirar esse tipo de conteúdo do ar”, comunicou o Facebook ao TechCrunch.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!