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Anunciada um dia depois da ferramenta do YouTube, nova função permitirá que usuários delimitem quem pode ou não ver o conteúdo de suas stories

Instagram lançou a função 'Close Friends' para enviar stories a grupos reduzidos de pessoas
Reprodução/Instagram
Instagram lançou a função 'Close Friends' para enviar stories a grupos reduzidos de pessoas

O Instagram anunciou nesta sexta-feira (30) a nova função "Close Friends" ou simplesmente "Amigos Próximos" para sua plataforma de stories, que passa a permitir que os usuários compartilhem suas fotos com grupos selecionados de pessoas. Um dia antes, o YouTube havia lançado nova função que permite postagem de vídeos no formato de stories, para competir com o Instagram.

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Aplicativo que mais cresce em uso diário entre os brasileiros, o Instagram faz sucesso com a ferramenta de stories no Brasil e no mundo. Em busca de rivalizar nesse mercado, o YouTube anunciou a criação de nova função. Não contava, no entanto, com o lançamento da novidade da rede social comprada por Mark Zuckerberg em 2012  logo no dia seguinte.

O grupo do Facebook tem se focado no Instagram, sua ferramenta geradora de receitas que cresce mais rapidamente, enquanto a rede social que nomeia a companhia recebe críticas por não ser capaz de aprimorar os sistemas de proteção de dados e disseminação de notícias falsas .

Stories do Instagram X YouTube Stories

YouTube lançou plataforma que permite ao usuário fazer vídeos no formato stories; um dia depois, Instagram inovou seu sucesso, permitindo fotos para grupos pequenos
Reprodução/Instagram
YouTube lançou plataforma que permite ao usuário fazer vídeos no formato stories; um dia depois, Instagram inovou seu sucesso, permitindo fotos para grupos pequenos

O novo recurso do Instagram aparecerá no menu lateral do perfil do usuário na rede social, possibilitando que as fotos dos mais de 1 bilhão de usuários pelo mundo sejam compartilhadas a grupos criados e pré-selecionados por eles.

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"Se você está na lista de amigos próximos de alguém, você verá um anel verde em torno da foto da pessoa na seção de stories e um distintivo verde quando você estiver visualizando os stories", informou a empresa no lançamento.

A ferramenta do YouTube , por sua vez, vinha sendo testada desde 2017 pela empresa e chegou a ser anunciada com o nome Reels. Desde então, no entanto, o nome e algumas características do serviço foram alteradas. O recurso permitirá que vídeos fiquem no ar por sete dias ou até o dono do canal decidir apagar. 

Com a medida, o  Google , proprietário do YouTube, busca fazer com que a relação mais direta entre influenciadores e o público seja feita dentro do próprio site, uma vez que internamente se entende que há, hoje, um uso intercalado entre Instagram e YouTube, sendo a interação mais próxima dominada pelo Instagram.

A ferramenta, disponível para iOS e Android, estará disponível em breve "para todos os criadores qualificados com mais de 10 mil inscritos", o que mostra que, na prática, os dois serviços serão diferentes. Enquanto no Instagram qualquer usuário pode fazer stories, o YouTube liberará a ferramenta, ao menos a princípio, somente para os influenciadores; os demais só poderão assistir às stories dos outros.

A base de funcionamento do YouTube Stories se assemelha ao modelo usado no Facebook e no próprio Instagram, que foi implementado primeiramente no Snapchat . Os vídeos aparecerão em tela cheia, na vertical, com um contador que inicia a gravação seguinte automaticamente. Ainda será possível adicionar textos, músicas e adesivos nas publicações.

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O conteúdo das stories  do YouTube será exibido em todas as áreas, seja no site ou no aplicativo, na aba de inscrições, na tela inicial e no menu "Em Alta".

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