Após lançar consultas e permitir transações financeiras pelo WhatsApp, o Banco do Brasil tornou-se o primeiro banco brasileiro a lançar o serviço de saques pelo aplicativo de mensagens. A ferramenta dispensa o uso de cartão para concluir a operação do saque.
Leia também: Acabou o saldo? Banco do Brasil libera recarga do Bilhete Único pelo WhatsApp
Por enquanto, as transações estão limitadas a R$ 300 por dia, sempre em valores múltiplos de R$ 10. Para iniciar a operação, o cliente precisa iniciar uma conversa pelo WhatsApp com o número (61) 4004-0001, digitando “saque sem” ou “saque sem cartão”. O assistente virtual ativado por inteligência artificial (chatbot) perguntará o valor do saque, cabendo ao cliente digitar a senha do cartão para confirmar o saque .
Depois de estar com o código informado pelo assistente virtual, o cliente deve dirigir-se a qualquer terminal de atendimento do Banco do Brasil . O código tem validade até as 23h59 do dia do pedido e, segundo a instituição financeira, a solução é totalmente segura porque as mensagens são criptografadas de ponta a ponta, impedindo o rastreamento por terceiros.
Leia também: WhatsApp vai reduzir ainda mais número de mensagens encaminhadas
Com a disponibilização do novo serviço, os clientes do BB passam a poder fazer 15 tipos de transações pelo WhatsApp . Em junho, o banco lançou as consultas de saldos e de extratos pelo aplicativo, enquanto em outubro foram iniciadas as transações financeiras – serviços como transferência entre contas e recarga de celular.
Já no fim de novembro, o banco passou a oferecer a recarga do Bilhete Único de transporte coletivo para moradores do município de São Paulo. Desde o lançamento do piloto, mais de 200 mil operações de recarga foram registradas pelo banco.
Inteligência artifical
Desde 2017, o Banco do Brasil utiliza o Watson, assistente de inteligência artificial desenvolvido pela empresa IBM, para ajudar os funcionários a resolver os problemas dos clientes.
Leia também: 75% dos brasileiros usam aplicativos de redes sociais em seus celulares
Em agosto do mesmo ano, a tecnologia começou a ser usada para dar suporte aos pedidos dos clientes no Facebook Messenger; o assistente virtual responde usando uma linguagem natural e aprende constantemente com base nas interações dos usuários. Em todos os aplicativos, o cliente passará a ser ajudado por um funcionário do BB caso seja necessário atendimento humano, inclusive com a nova função do saque .