O YouTube proibiu a postagem de vídeos que contenham pegadinhas perigosas em sua plataforma. A decisão aconteceu após uma série de publicações colocarem em risco a vida dos usuários, como o mais recente desafio Bird Box.
Leia também: Ovo bate recorde de Kylie Jenner e se torna foto mais curtida do Instagram
Inspirado no filme que foi sucesso na Netflix e atingiu, em pouco mais de um mês, a marca de 45 milhões de assistidos, o desafio Bird Box viralizou na internet entre o fim de 2018 e o começo de 2019. A "brincadeira" consiste em filmar pessoas realizando atividades diárias, como varrendo a casa, cozinhando ou até mesmo dirindo, de olhos vendados, igual aos protagonistas do longa.
Entre os vídeos postados na plataforma, alguns chegaram a deixar mortos e feridos. Um dos casos aconteceu na última sexta-feira (11), quando uma adolescente de 17 anos bateu o carro enquanto realizava um dos desafios .
Ela dirigiu de olhos vendados com um passageiro no banco do motorista pelas ruas de Layton, em Utah, nos Estados Unidos. No Twitter, a polícia da região publicou fotos do acidente. "Desafio Bird Box enquanto dirige... resultado previsível", escreveu a conta. "Isso aconteceu na segunda-feira, como resultado de dirigir com os olhos estão cobertos. Por sorte, não há feridos", diz a publicação.
Você viu?
Leia também: Patinetes elétricos: já tentou? Veja quais são os tipos e saiba como alugar um
Em resposta aos vídeos perigosos, o YouTube informou que esse tipo de material "não tem espaço" dentro de sua plataforma. Em uma mensagem adicionada à lista de perguntas e respostas frequentes do site, o YouTube diz que é palco de "várias brincadeiras e desafios virais" e que, por isso, existem políticas para garantir "que o que é engraçado não cruze a linha para se tornar, também, perigoso e prejudicial".
De acordo com a empresa, não serão mais aceitous "desafios ou pegadinhas que apresentem perigo visível de dano sério".
Netflix responde ao desafio Bird Box
Além do YouTube, a Netflix também presicou se posicionar sobre o desafio depois que os vídeos se tornaram virais. A plataforma de streaming emitiu um alerta no Twitter agradecendo pelo "carinho pelo filme" mas pedindo que as pessoas não parassem "no hospital por causa de memes".
"Não acredito que eu preciso dizer isso, mas: POR FAVOR, NÃO SE MACHUQUEM COM ESSE DESAFIO BIRD BOX . Não sabemos como isso começou, e nós adoramos o carinho pelo filme, mas Menino e Menina [personagens do filme] têm só um desejo para 2019: não parem no hospital por causa de memes", escreveu.