Clientes do Banco do Brasil (BB) vão poder realizar o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pelo aplicativo WhatsApp. De acordo com a instituição financeira, também será possível pagar outras taxas cobradas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Leia também: Banco do Brasil usa tecnologia para se aproximar de clientes e aumentar receita
Além do IPVA , o novo sistema do banco permite que os proprietários paguem também multas de trânsito, por exemplo. No momento, a operação está disponível para os estados do Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.
Nos demais estados, segundo a assessoria do Banco do Brasil , o uso do WhatsApp para pagamentos deve ficar disponível já nos próximos meses, assim que os sistemas das secretarias de Fazenda estiverem sincronizadas.
Como pago o IPVA pelo Whatsapp?
Você viu?
Para conseguir acessar o BB no aplicativo de mensagens , é necessário salvar o telefone [+55] (61) 4004-0001 e começar uma conversa. Já no momento de efetuar a operação, o cliente precisa informar o código do Renavam, a placa do veículo e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e ter cadastrado previamente seu número de celular na isntituição financeira. O aparelho e o número do cliente precisarão estar cadastrados previamente.
Leia também: Acabou o saldo? Banco do Brasil libera recarga do Bilhete Único pelo WhatsApp
O atendimento pelo Whatsapp foi lançado para todos os clientes em setembro de 2018, com opção para 14 transações. Em dezembro, o BB começou a permitir a realização de saques pelo aplicativo , somando 16 transações via app no total. Segundo a instituição, em menos de quatro meses já foram realizadas mais de 100 mil transações.
Para utilizar um serviço de informações, como solicitar um extrato de conta-corrente, um código de confirmação será enviado pelo banco. Para as outras transações, como é o caso do pagamento do IPVA
, os clientes também deverão digitar sua senha e esperar a confirmação da transação.
*Com informações da Agência Brasil