Se a sua bateria estiver acabando, saiba que o celular do seu amigo pode te ajudar. Agora um aparelho já pode ser um carregador sem fio para o outro. A tecnologia está disponível no novo smartphone da Samsung, o Galaxy S10.
Leia também: Startup cria carregador de bateria que elimina vírus de smartphones e tablets
O lançamento é capaz de compartilhar a bateria com outro celular ou aparelhos que utilizem a tecnologia Qi. Com isso, ele pode servir de carregador sem fio para smartphones ou smartwatches .
Como um celular carrega o outro?
A resposta está na tecnologia Qi e, com isso, o celular se torna uma base de carregamento. Não é necessário o uso de fios porque a carga da bateria é feita por indução.
A base, no caso do Galaxy S10 , cria um campo eletromagnético, o qual transmite ondas eletromagnéticas para uma bobina especial nos aparelhos celulares. Este aparato, então, transforma as ondas em corrente elétrica para abastecer a bateria .
Você viu?
Para compartilhar a bateria, o procedimento é simples.
Segundo o site oficial do produto, o primeiro passo é acionar a função "compartilhamento de bateria sem fio" no painel de notificações do aparelho e posicionar o celular ou item que será carregado de costas para o aparelho que está servindo como carregador sem fio.
Você pode carregar apenas um pouco ou dar a carga completa no aparelho que estava sem bateria.
Leia também: Como escolher o carregador portátil ideal para seu smartphone?
Entretanto, para que o celular carregue o outro, ele precisa ter um nível mínimo de bateria, ou não será possível acionar a função. Nesse caso, você pode carregar o S10 com fio e, dessa forma, usá-lo como carregador sem fio para outros aparelhos.
Os celulares da família Galaxy S10 custam, segundo o site oficial, a partir de R$ 4299.