Tamanho do texto

O Galaxy S10 pode virar carregador sem fio e é compatível com outros aparelhos que utilizem a tecnologia Qi de carregamento por indução

Celular Galaxy S10 sendo usado como carregador sem fio para um smartwatch
Divulgação
O novo Samsung Galaxy S10 funciona como carregador sem fio, compartilhando sua bateria com outros aparelhos Qi

Se a sua bateria estiver acabando, saiba que o celular do seu amigo pode te ajudar. Agora um aparelho já pode ser um carregador sem fio para o outro. A tecnologia está disponível no novo smartphone da Samsung, o Galaxy S10. 

Leia também: Startup cria carregador de bateria que elimina vírus de smartphones e tablets

O lançamento é capaz de compartilhar a bateria com outro celular ou aparelhos que utilizem a tecnologia Qi. Com isso, ele pode servir de carregador sem fio para smartphones ou smartwatches

Como um celular carrega o outro?

Galaxy S10 sendo usado como carregador sem fio para outro celular
Divulgação
Para compartilhar a bateria com outro celular, basta acionar a função e colocar um aparelho de costas para o outro

A resposta está na tecnologia Qi e, com isso, o celular se torna uma base de carregamento. Não é necessário o uso de fios porque a  carga da bateria é feita por indução. 

A base, no caso do Galaxy S10 , cria um campo eletromagnético, o qual transmite ondas eletromagnéticas para uma bobina especial nos aparelhos celulares. Este aparato, então, transforma as ondas em corrente elétrica para abastecer a bateria .

Para compartilhar a bateria, o procedimento é simples.

Segundo o site oficial do produto, o primeiro passo é acionar a função "compartilhamento de bateria sem fio" no painel de notificações do aparelho e posicionar o celular ou item que será carregado de costas para o aparelho que está servindo como carregador sem fio. 

Você pode carregar apenas um pouco ou dar a carga completa no aparelho que estava sem bateria. 

Leia também: Como escolher o carregador portátil ideal para seu smartphone?

Entretanto, para que o celular carregue o outro, ele precisa ter um nível mínimo de bateria, ou não será possível acionar a função. Nesse caso, você pode carregar o S10 com fio e, dessa forma, usá-lo como carregador sem fio para outros aparelhos. 

Os celulares da família Galaxy S10 custam, segundo o site oficial, a partir de R$ 4299.