Google e Apple cumpriram determinações judiciais na Índia para impedir downloads do aplicativo TikTok (ex-Musical.ly), popular rede social voltada para vídeos, que preocupa o governo local pelo conteúdo ilícito.  A informação é de fontes com conhecimento da decisão, que pode prejudicar a proprietária chinesa Bytedance, startup de maior valor no mundo.

Leia também: Confira 10 dicas para melhorar suas pesquisas no Google

Tribunal havia solicitado a proibição do TikTok argumentando que pode expor crianças a conteúdo impróprio
shutterstock
Tribunal havia solicitado a proibição do TikTok argumentando que pode expor crianças a conteúdo impróprio

A Índia é um dos mercados mais promissores da empresa, segundo a Bloomberg . A decisão judicial restringe os downloads do aplicativo na Índia no futuro e não o uso por quem já baixou, segundo uma das fontes ouvidas, que pediu anonimato porque o assunto é privativo.

Um tribunal estadual já havia solicitado ao governo federal a proibição do TikTok , argumentando que o aplicativo de compartilhamento de vídeo pode expor crianças a conteúdo impróprio, incluindo pornografia.

A Bytedance apresentou uma defesa, não aceita pela Suprema Corte do país. Autoridades reguladoras então pediram que Google (pertencente à Alphabet) e Apple retirassem o TikTok de suas respectivas lojas de aplicativos. Em fevereiro, a proprietária do TikTok foi multada em US$ 5,7 milhões nos Estados Unidos por violar privacidade infantil.

Leia também: Criança bloqueia iPad da família por 48 anos e pai pede ajuda nas redes sociais

Você viu?

Representantes de Google e Apple se recusaram a comentar. Uma porta-voz da Bytedance também não quis fazer comentários sobre questões referentes às lojas de aplicativos, mas apresentou o seguinte comunicado da TikTok Índia :

“Temos fé no sistema judicial indiano”, afirmou a empresa. “E estamos otimistas com um desfecho que seja bem recebido por mais de 120 milhões de usuários ativos mensalmente na Índia.”

Diversos países da Ásia estão adotando medidas draconianas de supervisão de empresas de internet, na mesma linha da forma de regulamentação da web pelo governo chinês. A China concentra a maioria das vendas e dos usuários da Bytedance, que cria aplicativos sociais e de leitura de notícias.

No entanto, o TikTok virou fenômeno de popularidade no exterior, dando à Bytedance maior alcance global do que qualquer outra firma chinesa de tecnologia. Investidores estimaram o valor da empresa, que tem capital fechado, em US$ 75 bilhões.

Leia também: Mecanismos ajudam a garantir que crianças tenham segurança na internet

A startup fez avanço considerável na Índia, onde a vasta maioria dos consumidores tem smartphones com sistema Android, do Google. De acordo com a Bloomberg , a agência Reuters já havia noticiado a retirada do TikTok da loja de aplicativos do Google na Índia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!