Os power banks e capinhas carregadoras são a salvação para muita gente que precisa de um carregador de celular fora de casa ou do trabalho. Mas se você ainda está procurando um para si, talvez seja uma boa ideia conhecer os prós e contras de cada modelo de carregador portátil.
Leia também: Saiba o que você faz que pode comprometer a saúde da bateria do seu celular
Segundo Danilo Angi, gerente de produto da Multilaser, a principal diferença entre essas duas opções de carregador de celular portáteis está na capacidade de carga de cada um deles.
No caso, as capinhas carregadoras têm uma capacidade de carga menor que os power banks , muito devido ao fato de elas terem um tamanho reduzido, para encaixar ao aparelho sem aumentar muito suas dimensões.
Veja todos os detalhes de cada carregador:
Os prós e contras da capa carregadora
Segundo Danilo, uma capa carregadora pode, por um lado, auxiliar no carregamento e na proteção do seu aparelho, já que ficará acoplada a ele. Por outro, pode se mostrar muito restritiva, tanto em relação à capacidade como à variedade de modelos.
Normalmente, a capa carregadora fica restrita aos modelos de celulares top de linha das empresas como Apple e Samsung. No caso do iPhone, somente as versões 6 em diante têm power cases oficiais do fabricante.
Quanto aos aparelhos da Samsung, por exemplo, somente quem tiver um Galaxy S8, S9 ou S10 poderá desfrutar dos benefícios desse gadget.
"Os grandes fabricantes de power cases tendem a fazer o que o mercado pede. Então os aparelhos mais vendidos são os que normalmente têm capinha carregadora com mais saída", lembra Maurício Vilar, técnico da Suporte Smart.
Você viu?
Leia também: Celular que vira um carregador sem fio? Sim! Saiba como compartilhar a bateria
Os prós e contras do power bank
O power bank, por sua vez, é universal, então funciona com qualquer aparelho que tiver entrada compatível. Além disso, ele tem uma maior variedade de modelos, e sua capacidade de carga é maior que a das capinhas - sem contar que varia de acordo com o modelo escolhido.
No entanto, ele não se acopla ao smartphone, e você sempre precisará andar com ele "pendurado" ao celular. Ou seja, quando optar por uma bateria externa, você terá que se contentar com a necessidade de carregar o celular e um acessório a mais nas mãos ou na mochila.
Qual carregador de celular oferece mais riscos para a bateria?
Segundo Danilo, a primeira coisa para se prestar atenção na tentativa de evitar danos à bateria do celular é a qualidade do seu power bank ou power case .
A solução para esse problema, de acordo com Maurício, está em sempre procurar por marcas homologadas pelo fabricante do celular, ou então que sejam produzidas pelo próprio.
"O cliente precisa estar atento a produtos de preferência homologados pelos fabricantes e também pela Anatel. A Anatel certifica aí vários produtos desses acessórios para smartphones. Então é preciso buscar esse selo da Anatel que vai garantir ainda mais a segurança para o aparelho do cliente", reforça.
Leia também: Qual a melhor maneira de economizar a bateria do celular?
Fazendo isso, você evita que um carregador de celular, que poderia ser a solução para salvar sua bateria na rua, no carro ou no ônibus, se torne uma dor de cabeça ainda maior que ficar com o aparelho desligado até chegar numa tomada.