Tamanho do texto

Você sabe como fazer um vídeo bombar na internet? Pode parecer difícil, mas não é: basta saber usar as ferramentas que tiver à disposição

Atenção aos enquadramentos, aos ângulos, cuidado com a iluminação, planejamento do conteúdo e edição final. Estas são apenas algumas das coisas que entram na resposta à pergunta "como fazer um vídeo de sucesso para as redes sociais?".

Leia também: Duas, três ou quatro? Quantas câmeras de celular são realmente necessárias?

Rapaz gravando vídeo de tutorial
Shutterstock
Existem algumas dicas básicas para quem procura como fazer um vídeo de sucesso nas redes, e estas são as principais

Mas a solução para esse problema não precisa ser tão complexa quanto a resposta. Quem quer saber como fazer um vídeo bombar nas redes precisa simplesmente prestar atenção a algumas dicas.

Segundo Lucas Alves, porta-voz da plataforma de vídeos curtos Firework no Brasil, elas vão desde a orientação do aparelho na hora de filmar até desenvolver o engajamento com o público.

Por que seguir essas dicas de como fazer um vídeo bombar

Caso você queira um bom motivo para seguir estas orientações, lembre-se que a concorrência nas redes sociais é cada vez maior. Como lembra o porta-voz da Firework, apenas no YouTube são mais de 570 mil horas de conteúdos novos sendo postadas diariamente.

Imagine, então, se entrarem na conta as postagens de vídeos online no Instagram ou no Facebook. É justamente por isso que, de acordo com Lucas, "cada vez mais é necessário entender melhor a sua audiência e encontrar qual tipo de conteúdo consegue gerar o maior impacto em um menor espaço de tempo".

1. Como fazer um vídeo de sucesso só com o celular

Moça tirando selfie com pau de selfie
Shutterstock
Como fazer um vídeo: usar o celular pode ser uma alternativa rápida e fácil para suas gravações nas redes sociais

Um vídeo de sucesso nas redes sociais não significa gastos exponenciais com equipamentos de primeira, como câmeras, tripés, microfone s eprogramas de edição. Hoje em dia, os celulares já são mais do que o suficiente para fazer um vídeo viral de qualidade.

"Basta utilizar todos os recursos do telefone corretamente e aproveitar que hoje em dia existem diversos aplicativos de edição, efeitos e captura de imagem ou som", esclarece Lucas.

2. Cuidado com o som

Celular com o gravador de som aberto
Shutterstock
Como fazer um vídeo: depois de escolher o aparelho com que vai gravar, lembre-se de conferir a qualidade do som

Falando em captura de som, é importante ter muito cuidado com isso na hora de gravar os vídeos. "É mais comum do que parece uma voz ficar muito baixa em uma entrevista ou o áudio estourar em um grave mais forte", observa o porta-voz da Firework.

E para evitar isso não é preciso arrancar os cabelos. Um segundo celular próximo da pessoa que está falando pode ser o suficiente, ou então você pode comprar algum microfone externo que seja compatível com celulares (alguns deles saem por menos de R$ 35).

3. Filmar na horizontal ou na vertical?

Mulher preparando o celular para uma foto na vertical
Shutterstock
Como fazer um vídeo: atualmente, filmar na horizontal ou na vertical é mais uma questão de preferência

Agora que você já resolveu a questão do aparelho e da captura de som, é hora de se preocupar com a imagem. E quando se fala nisso, uma das dúvidas mais comuns é: o vídeo deve ser filmado na vertical ou na horizontal?

De acordo com Lucas, contudo, esta não é uma pergunta com resposta correta. Tudo depende do tipo de conteúdo que você está pensando em fazer. Por exemplo, com o boom dos Stories do Instagram, os vídeos verticais passaram a ser menos mal-vistos e ganharam mais apelo com os internautas.

Leia também: Mudanças do Instagram: app terá nova câmera, "mercado" e teste de fim de likes

Isso não quer dizer, porém, que você possa filmar na vertical como bem entender. Como o campo de visão será menor que um vídeo na horizontal, é preciso prestar muita atenção aos ângulos e à edição, para não ficar uma coisa repetitiva ou mesmo com aparência desleixada.

Por isso, se você estiver pensando em fazer um vídeo mais "pesado", como filmar uma paisagem ou gravar algo em um cenário, o ideal é escolher a horizontal.

4. Pense no engajamento com o público

Mulher acenando para o celular enquanto grava um vídeo
Shutterstock
Como fazer um vídeo: o engajamento com o público é essencial para garantir seu sucesso nas redes sociais

Manter o público entretido e engajado, principalmente se você quiser bombar nas redes sociais, é tão importante quanto uma imagem e um som de qualidade para compreender como fazer um vídeo de sucesso. E a chave neste item é dar atenção ao conteúdo e garantir que o espectador se sinta envolvido.

"Programas e personagens que interagem com sua audiência acabam tendo resultados fantásticos de retenção de público, especialmente quando conseguem transformar parte do conteúdo em brincadeiras, em perguntas e respostas", reitera Lucas.

Então se você quer ter um público fiel e em expansão, é bom planejar direitinho o que vai estar dentro da sua narrativa, e como você fará com que ela cative o espectador.

5. Como fazer um vídeo de dicas ou um tutorial

Mulher gravando vídeo de tutorial de maquiagem
Shutterstock
Como fazer um vídeo: com vídeos de dicas e tutoriais, é crucial se colocar na posição de quem não domina o assunto

Já que o assunto é engajamento do público, vale pensar um pouco sobre dois dos conteúdos mais comuns dos vídeos em redes sociais: os de dicas e os tutoriais, que ensinam os usuários a fazer alguma coisa ou a aprimorar algo no cotidiano.

Independentemente da estrutura e do assunto do seu vídeo, é importante sempre se colocar no lugar do leigo, aquele que não entende nada, ou quase nada, sobre o tema. "Não é pelo fato de que você conhece tal assunto, que todo mundo deva saber", reforça Lucas.

Para ele, também é crucial investir na experimentação, inovando na forma e na dinâmica dos seus vídeos online. "Não deixe de experimentar na realização de vídeos curtos sobre assuntos específicos, eles podem funcionar como pílulas para os seus espectadores."

6. Use e abuse dos recursos de edição no celular

Pessoa mexendo em aplicativo de edição
Shutterstock
Como fazer um vídeo: os aplicativos de edição de vídeos atuais são mais que o suficiente para finalizar seu vídeo

Você já sabe como fazer um vídeo para bombar nas redes, mas ainda falta uma etapa: a edição. Para sua sorte, hoje em dia existem inúmeros programas e aplicativos, inclusive para celular, que permitirão que você edite seu conteúdo logo após a filmagem.

Leia também: Os melhores apps de foto para substituir a câmera do seu celular

Outro benefício de editar com o celular é que também existem aplicativos com alguns filtros específicos que podem deixar a coisa toda mais dinâmica. Então é só pegar o seu smartphone, memorizar essas dicas sobre como fazer um vídeo de sucesso e começar a filmar.