Tamanho do texto

Em segundo lugar nas vendas está a Huawei e em primeiro a Samsung

A queda nas vendas de iPhones pode custar o terceiro lugar no ranking das maiores vendedoras de smartphones do mundo. De acordo com o relatório da IDC, a Xiaomi deve ultrapassar a Apple, que ocupa a vaga, atrás da Samsung e Huawei.

Leia também: Será que vale a pena comprar um iPhone? Faça o teste e descubra

iPhone arrow-options
shutterstock
Venda de iPhones teve queda de 18,% entre 2018 e 2019, o que deve contribuir para a perda de posição da Apple

As vendas de iPhones entre 2018 e 2019 foram desastrosas, segundo dados do documento. A queda registrada pela Apple foi de 18,2%, o que significa 8 milhões de unidades a menos. Dessa forma, a participação de mercado da empresa caiu de 12,1% em 2018 para 10,1% em 2019. A situação refletiu no mercado de smartphones em geral, que teve uma queda de 2,3% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

Hoje, a empresa usa outros produtos como principal fonte de renda, já que os smartphones representam no terceiro trimestre de 2019 48,3% da receita da  empresa, contra 55,3% no mesmo período de 2018. 

Serviços (21,3%), Wearebles (10,3%), iPad (9,3%) e MacBooks (10,8%) são, juntos, a o foco da empresa da maçã.

No entanto, ao analisar um único produto, o iPhone segue sendo o carro-chefe da Apple. Ainda de acordo com a IDC, neste ano, foram 33,8 milhões de unidades do iPhone vendidas em todo o mundo.

Leia também: Bateria do iPhone dura 8 horas a menos do que deveria, diz estudo

A consultoria mostra que a diferença entre a Xiaomi e Apple atualmente é de apenas 1,5 milhão de aparelhos vendidos, o que indica que, se o ritmo atual for mantido, é possível que a chinesa consiga o lugar da dona dos iPhones no pódio.

Enquanto isso, a gigante sul-coreana Samsung permanece como líder e continua crescendo (5,5%) com 75,5 milhões de vendas. A Huawei perdeu 0,6%, que pode ser justificada pela disputa comercial entre EUA e China. Só ficou na segunda posição pelo recorde de vendas na China de aparelhos como P30 e P30 Pro.