O número de telefones fixos em operação no Brasil caiu sistematicamente entre janeiro e agosto de 2019, segundo dados da Teleco. Em agosto de 2018 eram 38,5 milhões de linhas fixas no País e no mesmo mês deste ano, eram 35,2 milhões, uma perda de 3,3 milhões, ou 8,5% de queda no número total.
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O processo de 'morte' do telefone fixo está sendo agravado pelo telemarketing invasivo
, que dirige seus esforços principalmente nos idosos, para a advogada especialista em direitos do consumidor, que foi coordenadora da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor Proteste, Maria Inês Dolci.
"Os mais velhos temem tirar o fone do gancho, devido ao abuso das empresas que disparam mensagens gravadas e por meio de robôs, desrespeitando a inclusão destes aparelhos em listas de bloqueio ", afirmou a especialista em seu artigo "Gravações e robôs estão matando o telefone fixo", no site do jornal "Folha de S.Paulo".
Para Maria Inês, o problema poderia ser solucionado se as autoridades acabassem "com esta farra", responsabilizando criminalmente as empresas que recorrem a essa estratégia de venda.
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A advogada sugere que os próprios consumidores
tomem providências e denunciem as empresas que fazem uso das ligações abusivas e robôs nas redes sociais e para pessoas próximas da família e da vizinhaça.
Ela também reitera a importância do consumidor não adquirir nenhum produto quando a empresa liga de forma invasiva. "Acima de tudo, é fundamental que nunca, eu disse nunca, compremos algum produto ou serviço divulgado desta forma invasiva. Nem vale a pena avaliar se a oferta é boa. Não podemos compactuar com este tipo de prática", afirmou no artigo.
Celulares
Em agosto de 2019, o Brasil tinha 228,2 milhões de telefones celulares e o número de aparelhos não parou de crescer na comparação com agosto do ano passado. Mas o número total de novos celulares que foram adiconados a esse total caiu nesta comparação, segundo a Teleco.
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Em agosto de 2018 foram adicionados 234.366 novas linhas celulares. Já no mesmo mês deste ano, o acréscimo foi de 228.248. A queda se explica pelo desaquecimento do mercado de planos pré-pagos
. No mês oito do ano passado, foram 139.386 novas linhas pré-pagas e 122.345 em agosto de 2019.
Os dados mostram, por outro lado, o crescimento das linhas pós-pagas
, que cresceram em 2018 94.980 linhas e 105.902 em agosto deste ano.