Tamanho do texto

Novo celular da Microsoft se fecha como um livro e tem duas telas de 5,6 polegadas, mas só deve chegar ao mercado em 2020

Olhar Digital

surface duo arrow-options
Divulgação/Microsoft
O Surface Duo tem duas telas que se movimentam em 360º.


Apesar do vazamento de imagens de vários produtos ontem (1), a Microsoft conseguiu guardar uma surpresa para seu evento desta quarta-feira (2) em Nova York: o Surface Duo , um smartphone com duas telas e que roda Android .

Leia também: Microsoft moderniza interface do Windows 10 para tablets

O design lembra um livro, com duas telas de 5,6 polegadas que podem girar 360 graus. É possível rodar dois apps ao mesmo tempo, um em cada tela , ou deitar o aparelho e transformá-lo em um “console portátil”, com uma tela mostrando a imagem do jogo e a outra exibindo controles sensíveis ao toque.

surface duo arrow-options
Divulgação/Microsoft
O software permite que as duas telas se comuniquem.


O sistema operacional é uma versão do Android com uma interface customizada , que lembra o Windows 10. O processador é um Snapdragon 855 e o aparelho também tem uma câmera, embora mais informações não estejam disponíveis. Isso porque o produto ainda está em desenvolvimento e só deve ser lançado em 2020, ou seja, muitos detalhes de hardware e software podem mudar até lá. Confira o vídeo de apresentação do que a Microsoft planeja para o Surface Duo:


Em declaração à Wired, o CEO da Microsoft , Satya Nadella, disse que a empresa não está tentando entrar em uma categoria de mercado já existente, mas sim criar uma nova . Se bem que a Samsung e Huawei podem discordar desta afirmação.

Leia também: Microsoft lança versão retrô do Windows 1.0 para celebrar 'Stranger Things'

Vale lembrar que a Microsoft não é novata no mundo dos smartphones . A empresa ajudou a criar a categoria com o Windows CE , o sistema operacional mais usado nos “PDAs” que precederam os smartphones e, após adquirir a Nokia em 2013, tentou emplacar o Windows Phone como uma alternativa de peso ao Android e iOS , sem sucesso. Esperamos que ela tenha aprendido com os erros do passado.