Seis em cada dez brasileiros não recebem a velocidade de internet que contrataram com suas operadoras. O dado é da PROTESTE , e foi obtido através de medições realizadas por uma plataforma disponibilizada pela associação.
Das cerca de 124 mil pessoas que testaram suas conexões em todo o Brasil, apenas 47 mil registraram uma velocidade próxima à contratada. De acordo com a PROTESTE, é possível reivindicar um abatimento da fatura de internet caso o serviço entregue não seja o prometido.
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Como testar minha conexão
Para testar sua conexão e descobrir se você está pagando por um serviço que não é prestado, é só acessar o velocímetro da PROTESTE . Lá, é preciso informar a operadora e a velocidade contratada antes de iniciar o teste.
A plataforma realiza as medições e informa se sua velocidade está boa ou não, de acordo com o valor informado na contratação. Na página, também é possível armazenar os resultados, a fim de montar um histórico para poder apresentar à operadora em caso de internet lenta.
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A PROTESTE disponibiliza, ainda, uma extensão para navegador que lembra o usuário de realizar as medições com frequência.
Minha internet está lenta, e agora?
De acordo com a lei, a velocidade da internet nunca pode ser 40% abaixo da contratada, e a média mensal deve sempre ficar acima dos 80%. Caso suas medições indiquem algo diferente disso, é possível reivindicar um abatimento da fatura. Para isso, o mais indicado é entrar em contato com o serviço de defesa do consumidor da PROTESTE pelo telefone 4020-1878.