Maioria dos usuários que tiveram seus dados vazados eram norte-americanos, diz especialista
shutterstock
Maioria dos usuários que tiveram seus dados vazados eram norte-americanos, diz especialista

Informações de 267 milhões de usuários do Facebook, incluindo nomes de usuário e números de telefone foram expostas online, de acordo com um pesquisador de segurança cibernética.

Os dados, principalmente dos usuários da rede social nos EUA, foram publicados em um banco de dados pesquisável por um grupo no Vietnã, disse Bob Diachenko, diretor de inteligência de ameaças cibernéticas do Security Discovery, um site ucraniano de segurança cibernética que oferece serviços de notícias e consultoria.

Leia: Facebook repassou dados de usuários a gigantes como Amazon, Netflix e Spotify

O grupo vietnamita parece estar cobrando pelo acesso aos dados, mas uma falha em seu código deixou o banco de dados aberto a todos, destacou Diachenko.

Você viu?

O pesquisador fez uma parceria com o Comparitech, um site que procura ajudar consumidores a pesquisar e comparar serviços de tecnologia para descobrir os dados expostos .

Facebook cria nova logo para unificar os produtos da empresa

 Do outro lado, um porta-voz do Facebook disse que a empresa está investigando o ocorrido. Segundo a empresa, as informações foram obtidas antes que o Facebook fizesse alterações sem seu sistema de segurança para proteger melhor as informações de seus usuários.

Diachenko disse que o grupo que está vendendo acesso às informações usou "linguagem vietnamita". Ele Diachenko lembrou ter entrado em contato com o provedor que hospedava o banco de dados, removido já na última quinta-feira.

As informações expostas, principalmente se houver referência cruzada com outros bancos de dados, podem ser usadas para ataques de spam ou phishing , disse.

Governo brasileiro notifica Facebook por usar dados de usuários do WhatsApp

"Isso é bastante significativo, pois você pode começar a obter o perfil completo de uma pessoa", afirmou Diachenko.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!