Confira tudo o que já sabemos sobre o PlayStation 5
Reprodução/LetsGoDigital
Confira tudo o que já sabemos sobre o PlayStation 5


O PlayStation 5 chegará ao mercado no final deste ano, e já tem deixado os fãs de games ansiosos para conhecer o novo console . A Sony já disponibilizou o  site oficial do dispositivo que, por enquanto, não traz nenhuma informação. 

A fabricante já tinha divulgado anteriormente, porém, informações sobre o controle do PlayStation 5 , além de revelar a retrocompatibilidade e algumas especificações do console. 

Além das informações divulgadas pela Sony , vários outros aspectos sobre o PS5 circulam pela internet através de vazamentos e rumores. Reunimos neste artigo tudo o que se sabe a respeito do PlayStation 5 até o momento. 

Informações oficiais do PlayStation 5

Por enquanto, a Sony informou que o PS5 será lançado no final do ano, próximo aos feriados. Além disso, a empresa revelou duas tecnologias utilizadas na produção dos controles do console. 

Leia também: PlayStation 5 vem aí: site de divulgação do console já está no ar

A primeira inovação é o feedback tátil , que permite que o jogador sinta nos dedos diferentes tipos de retorno, que permitirão sentir texturas em ambientes diferentes. E a segunda novidade dos controles são os gatilhos adaptativos. Acoplados aos botões, eles servem para permitir que os desenvolvedores de jogos criem diferentes sensações, melhorando a experiência do usuário. Será possível, por exemplo, sentir a pressão de puxar uma flecha em um arco ou de dirigir em um terreno irregular. 

Outros aspectos a respeito do PS5 que já estão confirmados são a retrocompatibilidade , a presença do jogo Godfall e o armazenamento via SSD

A retrocompatibilidade permite que jogos do PS4 funcionem normalmente no PS5, tanto em versões digitais quanto em versões físicas. Rumores indicam que, além da compatibilidade com o antecessor, o PlayStation 5 também rode jogos dos PlayStations One, 2 e 3.

Leia também: Guerra de consoles: preço do PlayStation 5 vai depender do Xbox Series X

Quanto aos jogos disponíveis exclusivamente para o PS5 , o primeiro a ser anunciado foi o game de combate em terceira pessoa Godfall . Além dele, porém, a Ubisoft revelou que fará versões de jogos como Watch Dogs Legion, Rainbow Six Quarantine e Gods & Monsters para o console. A Electronic Arts , por sua vez, informou que o Battlefield 6 chegará ao PS5 em 2021 ou 2022. 

A respeito do armazenamento, o SSD está confirmado no PlayStation 5 , o que deve trazer maior rapidez para os jogos. O processador deve ser o AMD Ryzen de 8 núcleos . A Sony , inclusive, já chegou a definir o PS5 como o console mais rápido do mundo .

Você viu?

Design do PlayStation 5

O design do PlayStation 5 é um dos aspectos que mais gera curiosidade, já que nenhuma informação oficial foi divulgada a respeito disso. Muitos vazamentos, porém, revelaram como o console pode ser. 

Leia também: Sony deve lançar versão Pro do PlayStation 5

As primeiras imagens do PS5 começaram a vazar em outubro passado, quando o site  LetsGoDigital renderizou as informações presentes no kit de desenvolvimento do console . O resultado foi um console em formato de ‘V’, que representaria o número romano 5. 

renderização do LetsGoDigital
Reprodução/LetsGoDigital
renderização do LetsGoDigital


O kit de desenvolvimento, porém, serve apenas para que desenvolvedores criem jogos compatíveis com o console , e é distribuído antes do lançamento oficial. Seu design não necessariamente é o mesmo do apresentado no  videogame que chega ao mercado. 

Em novembro, uma  nova renderização revelou o design do controle do PS5 . De acordo com esse vazamento, ele contaria com uma tela touchscreen e carregamento sem fio. Em dezembro,  outra projeção mostrou console e controle completamente diferentes do que havia sido apresentado anteriormente, com um acabamento mais limpo. 

Primeira renderização do controle do PlayStation 5
Reprodução
Primeira renderização do controle do PlayStation 5


O PlayStation 5 terá versão Pro?

Em seu lançamento, o PlayStation 5 não deve ganhar uma versão Pro , mas ela deve chegar alguns anos depois, assim como aconteceu com o PS4

Em um artigo comemorativo dos 25 anos do PlayStation, Masayasu Ito, vice-presidente executivo de engenharia de hardware da Sony , disse que um ciclo de 7 a 10 anos (que costuma ser o período entre uma versão do PlayStation e outra) não é o suficiente para acompanhar os avanços tecnológicos da indústria de games. 

Leia também: Vem mais PlayStation por aí: Sony registra patentes até o PS10

Diante disso, é bastante provável que uma versão Pro do PS5 seja lançada por volta de 2023 ou 2024, mais ou menos no meio do ciclo que separa o PS5 do PS6

Quanto vai custar o PlayStation 5?

O valor do PlayStation 5 ainda não foi divulgado, mas  um relatório sugere que o preço de lançamento do console seja de US$499, cerca de R$2.170, em conversão direta. 

Declarações do diretor financeiro da Sony , Hiroki Totoki, porém, deram a entender que o console pode ser lançado com um preço mais acessível do que o esperado. Além disso, é bastante provável que o preço do Xbox Series X influencie no valor do PS5 , já que a Sony afirmou que quer competitividade no mercado de games .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!