Com as aulas suspensas e sem poder sair de casa, entreter as crianças se tornou um grande desafio para os pais em tempos de coronavírus . Nesse sentido, a tecnologia pode ser uma grande aliada.
Acessar a internet já faz parte do contexto das crianças: a pesquisa TIC Kids Online Brasil, de 2018, revelou que 75% dos pequenos acessam a rede pelo menos uma vez ao dia . Durante o período de isolamento social, esse costume tende a se tornar ainda mais intenso e, por isso, é importante que ele seja conduzido da melhor forma possível pelos adultos responsáveis.
Leia também: Criançada em casa? Spotify lança versão kids do aplicativo
Nesta lista, separamos alguns aplicativos educativos para as crianças , para que elas aprendam enquanto ocupam o tempo. É recomendado que, durante o tempo online, os pequenos acessem apenas conteúdos próprios para crianças. Isso porque eles serão livres de propagandas e informações maliciosas. Confira neste link como proteger a segurança das crianças na internet .
PlayKids
O PlayKids é um aplicativo que reúne desenhos, séries, livros e jogos educativos para crianças de diversas idades. Os vídeos trazem atividades de mão na massa para brincar em casa, enquanto os livros e jogos mantêm os pequenos ligados na telinha. Temas como alfabetização, música, meditação e ciência são abordados pelo aplicativo, que está disponível para Android e iOS .
Leia também: Messenger Kids dá mais controle aos pais; confira as novas ferramentas
Papumba
Para as crianças mais novas, o Papumba é uma opção interessante, já que traz conteúdos do currículo pré-escolar, focado na faixa etária de 2 a 6 anos. No aplicativo , dá para aprender sobre animais, alfabeto, música e até outras línguas. Papumba está disponível tanto para Android como para iOS .
Crocro Adventure
Você viu?
O período de isolamento social também é uma oportunidade de ensinar novos conhecimentos às crianças. No Crocro Adventure , elas conseguem aprender lógica de programação a partir de desafios propostos pelo jogo. A cada etapa, as atividades vão ficando mais difíceis, estimulando o raciocínio. O aplicativo é indicado para crianças de 6 a 12 anos e está disponível para Android e iOS .
Leia também: Vale a pena monitorar o celular dos filhos? Entenda os apps de controle parental
Dino Tim
O Dino Tim é um aplicativo educativo com atividades para diversas faixas etárias. Com ele, as crianças podem aprender desde as primeiras letras a palavras até uma nova língua. O jogo está disponível tanto para Android como para iOS .
Arqueólogo - Jurassic Life
O Arqueólogo é um jogo divertido no qual os pequenos conseguem aprender sobre o mundo dos dinossauros . Além das informações sobre os animais, o aplicativo ainda traz quebra-cabeças e jogos de colorir. O game tem versões para Android e iOS .
Leia também: Papa Francisco dá alerta a empresas de tecnologia sobre proteção de crianças
ABC do Bita
Esse aplicativo é uma boa ferramenta para estimular a alfabetização de crianças através da brincadeira. Com Bita , o queridinho das crianças, é possível aprender as letras, além estimular o raciocínio lógico e a coordenação motora. ABC do Bita tem versões para Android e iOS .
YouTube Kids
A versão infantil do YouTube não poderia ficar de fora dessa lista. Em um ambiente mais controlado e com filtros de conteúdo, o aplicativo traz diversos vídeos para entreter as crianças . No YouTube Kids , é possível personalizar quais conteúdos seu filho tem acesso, escolhendo o que faz mais sentido para ele. O aplicativo está disponível tanto para Android como para iOS .