Facebook vai coletar dados de usuários para gerar mapas de disseminação do novo coronavírus
shutterstock
Facebook vai coletar dados de usuários para gerar mapas de disseminação do novo coronavírus


O Facebook anunciou que irá expandir a coleta de sintomas de Covid-19 entre usuários a partir de quarta-feira (22). O objetivo da pesquisa é rastrear a disseminação do novo coronavírus (Sars-Cov-2) pelo mundo, o que já tem sido feito pela empresa nos Estados Unidos. 

O projeto é uma parceria entre o Facebook e a Universidade Carnegie Mellon, nos EUA. Através de um formulário disponibilizado no feed de notícias da rede social, usuários podem relatar seus sintomas. Os dados são enviados para a universidade, que os compila e estuda, além de serem utilizados para criar mapas interativos da disseminação do novo coronavírus

Leia também: Google bloqueia mais de 18 mi de e-mails com golpes sobre a Covid-19 por dia

“O mundo já enfrentou pandemias antes, mas desta vez temos uma nova superpotência: a capacidade de coletar e compartilhar dados. Se o usarmos com responsabilidade, estou otimista de que os dados podem ajudar o mundo a responder a esta crise de saúde e dar um passo no caminho da recuperação”, disse Mark Zuckerberg , CEO do Facebook, em um artigo publicado no Washington Post. 

Você viu?

Dados coletados globalmente

A partir de amanhã (22), uma parceria com a Universidade de Maryland, também nos Estados Unidos, expande a pesquisa a um nível global. Usuários do Facebook no mundo todo poderão responder o formulário, ajudando a gerar dados em diversos países. 

Leia também: Aplicativo transforma celular de socorristas em rádio para combater coronavírus

De acordo com um relatório divulgado pela Universidade Carnegie Mellon, 150 mil pessoas respondem ao formulário diariamente nos EUA. Se essa proporção for transportada para o mundo, a quantidade de dados será suficiente para gerar mapas bastante fiéis à realidade, o que pode ajudar nas tomadas de decisões de governantes no mundo todo. 

“Alguns desses governos, francamente, não estão empolgados com que o mundo saiba quantos casos reais existem em seus países”, disse Zuckerberg ao Verge. “Portanto, divulgar esses dados é muito importante”.

Além da coleta de dados para pesquisa, o Facebook também tem divulgado em todo o mundo um centro de informações sobre a Covid-19 diretamente no feed de notícias. De acordo com Zuckerberg, mais de 350 milhões de pessoas já se beneficiaram dessas informações.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!