Novo golpe circula no WhatsApp
shutterstock
Novo golpe circula no WhatsApp


Um novo golpe circula no WhatsApp alegando dar prêmios ligados ao Free Fire, um dos jogos mais populares no Brasil. De acordo com a empresa de cibersegurança Kaspersky, o objetivo da mensagem divulgada é exibir propaganda e disseminar scareware. 

Desde que a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) começou, a Kaspersky registrou um aumento de 124% nos ataques de phishing em plataformas móveis. E o golpe do momento que está sendo disseminado no WhatsApp diz que a desenvolvedora do Free Fire está dando mil diamantes (moedas usadas no jogo) em uma nova promoção. O objetivo da mensagem, porém, é fazer com que as vítimas cliquem em um link. 

Leia também: “Parecia que tinham me estudado”, diz jornalista que caiu em golpe no WhatsApp

“Devido à pandemia do CoronaVirus em todo o mundo, o Free Fire está dando 1000 diamantes e alguns passes gratuitos para sua plataforma durante o período de isolamento. Vai durar pouco tempo!”, diz a mensagem encaminhada junto com o link.

Você viu?

Ao clicar no endereço, o internauta é encaminhado para uma página falsa na qual ele precisa responder três questões sobre o jogo. A cada resposta, uma nova janela se abre no navegador, e é aí que o golpe acontece. 

Algumas da páginas encontradas pela Kaspersky apenas exibem anúncios, enquanto outras praticam scareware . A engenharia social faz com que a vítima fique com medo de alguma suposta falha apresentada pelo site e baixa uma solução para ela que, na verdade, é um software malicioso. 

Leia também: Golpes sobre coronavírus no WhatsApp já atingem mais de 2 mi de pessoas

Ao final do golpe, é pedido que o internauta compartilhe a mensagem com cinco contatos, o que ajuda a mantê-lo em circulação. As premiações no jogo Free Fire são falsas e usadas apenas para chamar a atenção das vítimas. 

Como se proteger

Esse tipo de golpe é bastante comum de circular no WhatsApp e chama a atenção para que o internauta clique em um link. Para não cair, fique atento às seguintes dicas:

  • Suspeite de promoções boas demais para ser verdade ou mensagens muito alarmantes;
  • Desconfie de qualquer link recebido por e-mail, SMS, WhatsApp ou redes sociais;
  • Confira se o link está correto e de acordo com o serviço ao qual ele diz se relacionar, sem erros de ortografia;
  • Acesse o site oficial da empresa ou suas redes sociais para saber se a promoção é verdadeira (nesse caso, o próprio Free Fire já desmentiu a promoção em sua página do Facebook);
  • Não insira seus dados pessoais sem ter certeza de que o link é confiável.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!