Nova regra do WhatsApp permite que usuários escolham quem pode adicioná-los em grupos
shutterstock
Nova regra do WhatsApp permite que usuários escolham quem pode adicioná-los em grupos


Grande parte dos smartphones no Brasil possuem espaço para dois chips, mas isso não resolve muita coisa se não for possível instalar duas contas do WhatsApp no mesmo celular. Mas a boa notícia para quem quer separar a vida profissional da pessoal é que é possível, sim, ter duas contas do mensageiro no mesmo dispositivo Android

Leia também:

Como ensinar um idoso a usar o WhatsApp durante o isolamento social

WhatsApp x Telegram: qual aplicativo de mensagem é o melhor?

Clonagem do WhatsApp aumenta 11% em maio; auxílio é tema de muitos golpes

Por padrão, o WhatsApp não permite a criação e utilização de mais de uma conta no mesmo smartphone. Mas existem três maneiras de driblar esta regra, e duas delas sequer envolvem aplicativos não-oficiais. 

Antes de realizá-las, é interessante checar se o seu backup de conversas está em dia no aplicativo , a fim de não perder nenhum dado durante as transições. Para isso, clique nos três pontinhos no canto direito superior do WhatsApp, vá em “configurações”, depois em “conversas” e em “backup de conversas”. Por fim, toque em “fazer backup”.

Você viu?

WhatsApp + WhatsApp Business

Uma das maneiras de ter duas contas do WhatsApp no celular é fazendo o download do WhatsApp Business . A versão corporativa do aplicativo tem algumas diferenças em relação ao mensageiro padrão, mas pode ser uma boa opção para quem usa o WhatsApp também para o trabalho e quer manter as conversas separadas. 

Para as duas contas funcionarem corretamente, é preciso utilizar números de telefone diferentes. Para isso, o usuário pode ter dois chips no celular. 

Mas essa não é a única saída. Para quem não tem um celular dual chip, também é possível adicionar um número de telefone fixo ao WhatsApp Business. Para isso, basta selecionar “me ligue” ao invés de “enviar SMS” na hora de confirmar o número de telefone. 

WhatsApp duplicado de forma nativa

Outra forma de ter duas contas do WhatsApp no mesmo celular é duplicando o aplicativo. Assim, ele fica disponível para criar duas contas separadas. Algumas fabricantes, como a Samsung , possuem formas nativas de duplicar o WhatsApp, facilitando a operação. Nesse caso, é preciso ter dois chips no celular.

No caso da Samsung, o caminho é acessar as configurações do dispositivo e clicar “recursos avançados”. Depois, vá até “dual messenger” e selecione o WhatsApp. Surgirá uma tela perguntando se o usuário deseja instalar o aplicativo secundário do WhatsApp. Depois de clicar em “instalar”, um novo app estará disponível para acessar o mensageiro através de outra conta. 

Outras fabricantes possuem recursos similares, mas com nomes diferentes. Veja como encontrar:

  • Xiaomi: Configurações > Dual Apps
  • Asus: Configurações > Twin apps
  • Huawei e Honor: Configurações  > App Twin

WhatsApp duplicado usando aplicativo

Para quem não quer usar o WhatsApp Business e não tem o recurso de duplicação de aplicativos de forma nativa no celular, a opção é baixar um aplicativo terceiro que realiza a operação. Vale lembrar que essa não é uma opção oficial nem do WhatsApp nem das fabricantes, e que também só funciona em celulares com dois chips. 

Algumas opções são o  Parallel Space e o 2Accounts . Ambos os aplicativos servem para duplicar diversas aplicações, incluindo o WhatsApp. Depois de realizar a cópia, é preciso se cadastrar no novo WhatsApp, mantendo a conta no antigo. Também dá para deixar os ícones das duas contas do mensageiro disponíveis na tela principal do celular.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!