Um perfil no Twitter da rede de hackers Anonymous
acusou o TikTok
de fazer espionagem para o governo chinês, e pediu que os usuários excluam o aplicativo
.
"Exclua o TikTok agora", diz a publicação. "Se você conhece alguém que o está usando, explica a ele que se trata essencialmente de um malware operado pelo governo chinês executando uma operação de espionagem maciça".
Você viu?
A publicação foi feita compartilhando o tweet de um desenvolvedor que revelou dados que o TikTok coleta de seus usuários.
Ao jornal espanhol 20 minutos, o TikTok afirmou que leva muito a sério as alegações feitas, e que está conduzindo uma revisão completa do aplicativo. "Nossa equipe de segurança da informação conduz um processo contínuo para verificar e corrigir vulnerabilidades de segurança. Incluímos empresas de segurança de classe mundial nessas avaliações", diz a empresa.
Fase não está boa
A acusação da Anonymous não veio de forma isolada. Na última semana, usuários do iOS 14 encontraram indícios de que o TikTok estava espionando o que era copiado na área de transferência dos celulares.
Além disso, o aplicativo foi banido da Índia junto com diversos outros apps chineses, em um movimento anti-China observado no país.
Nesta segunda-feira (06), Mike Pompeo, secretário de Estado dos EUA, disse à Fox que o país está certamente avaliando banir o TikTok
e outros aplicativos chineses.