Microsoft pode comprar operações do aplicativo TikTok nos Estados Unidos
Unsplash/Kon Karampelas
Microsoft pode comprar operações do aplicativo TikTok nos Estados Unidos

A Microsoft estaria negociando a compra das operações americanas do popular aplicativo de vídeo TikTok, segundo fontes. Ainda nesta sexta-feira, o presidente Donald Trump pode ordenar que a chinesa ByteDance venda o braço americano do app, dizem pessoas com conhecimento do assunto.

Os Estados Unidos vêm investigando potenciais riscos à segurança nacional devido ao fato de o aplicativo – muito popular entre adolescentes – ser controlado por chineses. A decisão de Trump pode ser anunciada ainda esta sexta-feira, dizem essas fontes.

"Estamos olhando para o  TikTok . Podemos banir o TikTok", disse Trump à imprensa nesta sexta-feira, na Casa Branca. "Estamos olhando várias alternativas com relação ao TikTok".

A Bytedance comprou o app Musical.ly em 2017 e o fundiu ao TikTok, criando uma rede social popular e de rápido crescimento nos EUA – o primeiro aplicativo chinês a conquistar esse espaço.

À medida que o  TikTok  ganhou popularidade, autoridades americanas ficaram preocupadas com a possibilidade de o governo chinês usat o app para obter dados de cidadãos dos EUA. O Comitê de Investimento Estrangeiro nos EUA, que analisa compras de empresas locais por estrangeiras, começou a avaliar o negócio em março de 2019, segundo uma fonte com conhecimento do assunto.

TikTok  se tornou um peão político na disputa entre EUA e China, e políticos têm criticado as práticas de segurança e privacidade do app, insinuando que os dados dos usuários poderiam ser compartilhados com o governo chinês.

Você viu?

Trump já havia dito, no início de julho, que pensava em banir o TikTok nos EUA , em retaliação à maneira como a China lidou com o coronavírus.

'Patriotismo disfarçado'

Rivais como o  Facebook  vêm usando esse receio para ganhar espaço, citando problemas de privacidade no app. Na quarta-feira, o diretor executivo do TikTok , Kevin Mayer , rebateu as críticas em seu blog:

"Vamos focar nossas energias na concorrência justa e limpa, a serviço de nossos consumidores, em vez de nos ataques malignos de nosso rival – o Facebook – que vêm disfarçados de patriotismo, com o objetivo de acabar com nossa presença nos EUA ."

A ameaça de Trump de banir o TikTok ocorre semanas depois de relatos de que usuários do aplicativo teriam tentado sabotar um comício para a reeleição do presidente, ao pedirem entradas e não comparecerem ao evento, além de terem coordenado uma enxurrada de resenhas negativas ao app da campanha de Trump.

Procurados, porta-vozes da Casa Branca e do Departamento do Tesouro não responderam à Bloomberg . Não se conseguiu contato com um representante do TikTok .

A Microsoft não quis comentar o assunto.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!