TikTok tem pouco tempo para finalizar negociações com a Microsoft
Unsplash/Kon Karampelas
TikTok tem pouco tempo para finalizar negociações com a Microsoft


O presidente americano, Donald Trump , assinou na noite desta quinta-feira (6) duas ordens executivas proibindo que qualquer residente ou empresa nos Estados Unidos façam negócios com a ByteDance, dona do aplicativo TikTok , e com a Tencent, dona do WeChat . As medidas começam a valer em 45 dias.

O prazo de 45 dias reforça o ultimato que Trump já tinha dado para a transação entre Microsoft e TikTok . O presidente já havia afirmado que caso o aplicativo não fosse vendido para a gigante de tecnologia até o dia 15 de setembro, o TikTok seria banido do país.

A sanção aumenta a pressão sobre a ByteDance , que  se tornou um dos principais alvos do governo americano na disputa geopolítica com a China. O argumento da Casa Branca é que o popular aplicativo de vídeos curtos representa uma ameaça à segurança nacional, pela possibilidade de os dados dos usuários serem acessados por Pequim.

Você viu?

Uma das ordens executivas divulgadas na noite desta quinta-feira pela Casa Branca afirma que a coleta de dados pelo TikTok é uma ameaça por “permitir acesso do Partido Comunista Chinês a informações pessoais de americanos — potencialmente permitindo que a China rastreie a localização de funcionários e terceirizados federais, construa dossiês de informações pessoais para chantagem e conduza espionagem corporativa”.

“Esta aplicação móvel também pode ser usada para campanhas de desinformação que beneficiem o Partido Comunista Chinês”, diz o decreto, completando que os EUA “deve tomar ações agressivas contra os donos do TikTok para proteger nossa segurança nacional”.

No outro decreto, Trump usa os mesmos argumentos, acusando o WeChat  (superapp chinês, conhecido por permitir trocas de mensagens) de capturar “automaticamente vasta quantidade de informação de seus usuários”, que pode ser usada por Pequim.

A ByteDance e a Tencent ainda não se pronunciaram sobre a decisão do governo americano.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!