A 99
, que já oferece serviços de táxi e carro particular, entra para o mercado de caronas compartilhadas
. A novidade passa a valer, por enquanto, apenas nas cidades de Florianópolis e Porto Alegre, onde passa a operar a partir do próximo dia 19.
Com o 99Carona
, usuários poderão combinar caronas no aplicativo. Quem quer oferecer a viagem tem que se cadastrar com antecedência, e só pode dar até cinco caronas por dia.
O preço pago pelo passageiro será calculado pelo próprio app , que faz o intermédio da transação. O sistema vai levar em conta a distância percorrida e custos fixos do carro, tornando a viagem vantajosa para ambos os lados.
"Com o lançamento, passamos a oferecer mais uma opção de deslocamento segura, acessível e que conecta pessoas com interesses em comum, criando um senso de comunidade, além de expandir as opções que contribuem para facilitar a mobilidade urbana nas cidades, com menos carros circulando com apenas uma única pessoa", afirma Davi Miyake, diretor-geral de Operações e Produtos da 99.
A empresa ainda diz que realizou uma pesquisa com seus usuários e descobriu que 86% deles têm interesse em caronas por ser uma opção mais confortável, acessível e segura, em relação à Covid-19 . "O 99Carona também passa a ser mais uma modalidade para atender as pessoas que, neste momento de pandemia, precisam sair de casa e buscam alternativas para evitar aglomerações, além de fomentar o uso do carro como um bem compartilhado", detalha Davi.
Para encontrar alguém para dividir a viagem, vai bastar cadastrar os detalhes da corrida direto no aplicativo . A inteligência artificial da 99 vai cruzar as informações e mostrar motoristas ou passageiros que se encaixam, permitindo a escolha.
Por enquanto, o sistema só vai permitir viagens dentro das cidades selecionadas. A 99 promete, no entanto, caronas intermunicipais e ativação do 99Carona em outras cidades até o final deste ano.