O YouTube informou nesta terça-feira (12) que removeu um vídeo e suspendeu o canal do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
, por ter violado suas políticas de incitação à violência.
Em um comunicado, a plataforma anunciou que o republicano
não poderá enviar novos vídeos ou fazer transmissões ao vivo por pelo menos sete dias. A empresa também destacou que a punição pode ser prorrogada.
"Após uma análise cuidadosa, removemos o novo conteúdo enviado para o canal de Donald Trump
no YouTube e emitimos um aviso ao canal por violar nossas políticas de incitamento à violência. O canal não será capaz de enviar novos vídeos ou fazer transmissões ao vivo por pelo menos 7 dias, potencialmente extensíveis. O YouTube também desativou permanentemente os comentários dos vídeos", informou um porta-voz do Google, que chefia o YouTube.
A medida do YouTube
chega alguns dias depois da invasão do Capitólio, que foi estimulada por Trump no dia 6 de janeiro e que resultou, além dos atos de vandalismo, em cinco pessoas mortas.
Além do YouTube, o Twitter baniu o perfil do magnata de forma permanente . Já o Facebook e o Instagram suspenderam as contas do presidente até o dia da posse do democrata Joe Biden , agendada para 20 de janeiro.