iOS 14.5 melhora privacidade dos usuários
Unsplash/Mihai Moisa
iOS 14.5 melhora privacidade dos usuários


O i OS 14.5 chegou aos usuários nesta semana  e uma das suas principais características é a melhoria na privacidade de dados dos usuários. A novidade na atualização do sistema operacional da Apple , porém, não tem agradado gigantes de tecnologia como o Facebook .

No iOS 14.5, todos os aplicativos que quiserem rastrear dados e atividades dos usuários terão que pedir permissão através de uma notificação pop-up. Sem o consentimento, nada feito. De acordo com a Apple , o novo recurso vai dar mais controle às pessoas a respeito de quais informações pessoais são coletadas pelos aplicativos.

Quando anunciada no ano passado, a ferramenta de privacidade deixou empresas como o Facebook bastante irritadas - por esse motivo, a novidade foi adiada  e só chegou agora. Companhias que vivem de publicidade, como é o caso da rede social , precisam dos dados dos usuários para gerar dinheiro e, por isso, foram contra a novidade implementada pela Apple.

Na ocasião, o Facebook chegou a dizer que a ação da Apple prejudica pequenos negócios que usam o Facebook e o Instagram como plataformas de divulgação. A empresa argumentou, ainda, que a prática da Apple é anticompetitiva, pois poderia fazer com que usuários priorizassem o uso de aplicativos da própria Apple. A empresa de Cupertino disse, então, que seus apps próprios também seguirão as novas regras.

Em dezembro, o CEO da Apple, Tim Cook , usou sua conta no Twitter para alfinetar a rede social . "Acreditamos que os usuários devem ter a escolha sobre os dados que estão sendo coletados sobre eles e como eles são usados. O Facebook pode continuar a rastrear usuários em aplicativos e sites como antes. A Transparência de rastreamento de aplicativos no iOS 14 só exigirá que eles peçam sua permissão primeiro", escreveu, na ocasião.

Em janeiro deste ano, Mark Zuckerberg , CEO do Facebook , voltou a acusar a Apple de práticas anticompetitivas. O site The Information chegou a noticiar que a rede social planejava processar a Apple .

Mais recentemente, em março, Zuckerberg mudou o discurso e disse, em uma sala no aplicativo Clubhouse, que a novidade do iOS pode ser boa. "A realidade é que estou confiante de que seremos capazes de administrar bem essa situação e estaremos em uma boa posição", afirmou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!