O Twitter volta, nesta quinta-feira (20), a praticar a verificação de perfis por solicitação na rede social . Dentro das próximas semanas, todos os usuários da plataforma poderão preencher um formulário para solicitar a verificação da sua conta.
O selo azul existe para ajudar pessoas a identificarem se uma conta pública é, ou não, autêntica. Antes, qualquer pessoa poderia solicitar a verificação da sua conta, Recurso que foi interrompido em 2017. Depois disso, o Twitter passou a verificar apenas contas escolhidas pela própria rede social .
A empresa afirma que muitos usuários achavam o processo de verificação injusto e, por isso, ele foi pausado. No ano passado, o Twitter coletou mais de 22 mil respostas em um formulário disponibilizado ao público para ajudar a criar as novas regras.
"A verificação não será útil se as pessoas não entenderem e confiarem nela", afirma Sarah Husain, chefe de Políticas no Twitter. Ela afirma que, dentre as respostas, surgiram muitas ideias e sugestões que foram levadas em consideração na construção da nova política de verificação.
Quem pode ser verificado no Twitter?
Sarah afirma que o número de seguidores que uma conta possui é relevante para determinar se ela é, ou não, influente. Mas isso não é um critério que possa impedir uma pessoa de ser verificada na rede social. O novo processo terá uma análise caso a caso e, para isso, o Twitter expandiu o grupo de pessoas (não robôs!) que avaliam os pedidos.
Apesar de qualquer pessoa poder pedir para ser verificada, para ser relevante à conversa pública ela precisa seguir algumas regras:
- Sua conta precisa estar completa, com nome, foto de perfil, endereço de e-mail confirmado ou número de telefone confirmado;
- Seu perfil precisa estar ativo nos últimos seis meses;
- A pessoa precisa, como qualquer outro usuário, seguir as Regras do Twitter;
- O usuário precisa estar inserido em uma das seis categorias elegíveis a receber o selo de verificação.
As categorias elegíveis a serem verificadas são:
- Poder público;
- Empresas, marcas e organizações sem fins lucrativos;
- Jornalismo;
- Entretenimento;
- Esportes;
- Ativistas e outros indivíduos influentes.
Além delas, o Twitter promete que, ao longo do ano, vai liberar a aplicação de cientistas, acadêmicos e líderes religiosos.
Como solicitar a verificação no Twitter?
A partir de hoje, usuários de todo o mundo vão poder solicitar a verificação de perfis diretamente nas configurações. Se a novidade não apareceu para você, fique tranquilo que ela deve estar disponível ao longo das próximas semanas, já que a atualização está sendo implementada gradualmente.
Nas configurações, um formulário poderá ser preenchido. O Twitter promete responder à solicitação por e-mail dentro de "algumas semanas", e afirma que o tempo pode variar "de acordo com a quantidade de solicitações". Se sua solicitação for aceita, o selo azul será inserido automaticamente ao seu perfil. Se for negada e você acreditar que existe um erro, pode se inscrever novamente após 30 dias.