O Google
começa a testar o Federated Learning of Cohorts ( FLoC
) para usuários do Chrome
no Brasil e em mais nove países, de acordo com informações do Android Police. A nova tecnologia de rastreamento, anunciada em março deste ano
, vem para substituir os
cookies
de terceiros
no navegador.
O objetivo do Google é trazer a novidade para todos os países em 2022. O FLoC é uma alternativa que permite a continuidade da publicidade direcionada e, ao mesmo tempo, promete mais privacidade para os usuários.
Antes, os cookies coletavam dados específicos de cada pessoa para direcionar publicidade. Agora, isso será feito a partir de grupos de pessoas, sem identificá-las individualmente. Por exemplo, se antes o navegador identificava o comportamento de uma pessoa que clicou em vídeos de futebol no YouTube , agora ele identifica grupos mais gerais, como fãs de esportes.
Em teoria, o FLoC
deve dar mais privacidade
aos usuários do que os cookies
. Na prática, porém, o Google
não divulgou muitos detalhes da tecnologia e tem sido criticado por falta de transparência. Alguns especialistas já consideram o sistema uma "máscara" para um rastreamento
ainda mais sofisticado dos usuários.
Além disso, nos Estados Unidos, o Google vem sendo investigada por possíveis "segundas intenções" no FLoC . Concorrentes no setor de anúncios digitais acusam a gigante de tecnologia de remover os cookies de terceiros para prejudicá-las, tornando-se ainda mais dominante no mercado.