Celular pode ser recarregado com o corpo humano
Unsplash/Jakob Owens
Celular pode ser recarregado com o corpo humano

Uma nova tecnologia permite que o corpo humano seja usado para recarregar dispositivos eletrônicos . A novidade foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade Nacional de Singapura, e o estudo foi publicado no periódico Nature Eletronics.

No artigo, os pesquisadores explicam que o usuário teria que colocar alguns receptores e transmissores em seu corpo, ligando a um transmissor em um único aparelho. Esse aparelho, então, conseguiria usar a energia do corpo para recarregar até outros dez dispositivos apenas pelo contato.

Assim, um smartwatch ou um celular , por exemplo, podem ser o ponto de partida para que um humano seja a fonte de energia de vários eletrônicos. Jerald Yoo, líder do projeto e o professor associado do Departamento de Engenharia Elétrica e da Computação da Universidade Nacional de Singapura, disse à revista BioSpectrum Asia que a novidade pode colocar um fim às baterias .

"Baterias estão entre os componentes mais caros de aparelhos do tipo wearable, e elas acrescentam volumes ao design. Nosso sistema único tem potencial para omitir a necessidade das baterias, assim permitindo que os fabricantes miniaturizem os aparelhos e reduzam os custos de produção significativamente. O que é ainda mais animador, sem as restrições das baterias, nosso desenvolvimento pode permitir uma nova geração de wearables, como acessórios para jogos, diagnósticos remotos e adesivos para eletrocardiogramas", afirmou.

Por enquanto, a novidade ainda não está pronta para ser vendida comercialmente, mas os pesquisadores afirmam que vão continuar trabalhando para melhorar a tecnologia .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!