Tecnoblog

Celulares da Motorola podem ganhar novidade inédita
Divulgação/Motorola
Celulares da Motorola podem ganhar novidade inédita



Recarga à distância de bateria de celulares não é uma ideia nova, mas, até hoje, nenhuma marca tornou essa proposta realmente viável. A Motorola pode ser a primeira: nesta quarta-feira (12), a companhia anunciou um acordo com a GuRu Wireless para levar uma tecnologia do tipo a seus smartphones .

Muitos celulares de linhas avançadas contam com carregamento via indução eletromagnética. Esse tipo de tecnologia pode até te livrar de conectar um cabo ao celular, mas exige que você o coloque sobre uma base de recarga.

A recarga à distância, por sua vez, permite que o procedimento seja realizado sem a necessidade de uma base para esse fim. O dispositivo precisa apenas estar dentro da área de alcance da plataforma da recarga. É como se esta fosse um roteador, só que focado em energia em vez de sinal de Wi-Fi .

O acordo entre Motorola e GuRu Wireless pode finalmente tirar essa ideia do papel. Como? Nenhuma das partes deu detalhes. Em seu comunicado, a GuRu se limitou a informar que a sua tecnologia "watts-over-meters" ("watts sobre metros", em tradução livre) permite recarga à distância por meio de módulos em miniatura.

"Os módulos em miniatura patenteados da GuRu possibilitarão que os dispositivos sejam alimentados em longo alcance por transferência de energia de precisão", diz a empresa. Não há informação sobre quando ou quais celulares da Motorola contarão com essa tecnologia.

Xiaomi e Oppo também apostam em recarga à distância

No começo do ano, a Motorola apresentou uma tecnologia de recarga sem fio que, na demonstração, funcionou a uma distância de 100 cm do celular. Mas a tecnologia ainda não estava pronta: o processo foi interrompido quando uma pessoa colocou a mão entre a estação de recarga e o smartphone.

É provável que a Motorola tenha fechado uma parceria como a GuRu para aperfeiçoar esse projeto, talvez com alguma urgência: companhias como Xiaomi e Oppo também apostam alto nessa ideia.

Na mesma época da demonstração da Motorola, a Xiaomi anunciou a M i Air Charge , tecnologia que faz recarga à distância com potência de 5 watts para cada dispositivo conectado. A tecnologia ainda não chegou ao mercado.

Pouco tempo depois, em fevereiro, a Oppo mostrou o Oppo X 2021 , um celular conceitual (portanto, não lançado) que, além de ter tela enrolável, faz recarga sem fio mesmo se for retirado da base . A empresa não deu detalhes sobre o assunto, mas supõe-se que a sua tecnologia tenha potência de 7,5 watts.

Como já dito, essa ideia não é nova. Em 2016, por exemplo, rumores apontavam que uma tecnologia de nome WattUp levaria recarga à distância ao iPhone . Como você sabe, isso nunca aconteceu.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!