Jovens utilizando o aplicativo da New School
Divulgação/New School
Jovens utilizando o aplicativo da New School


Da sua quebrada para todas as quebradas do Brasil. Aos 29 anos, João Paulo Malara, conhecido como Jotapê, tem o objetivo de levar seu aplicativo educacional para um milhão de jovens das periferias brasileiras.

O New School App é o mais recente trabalho da startup social New School, criada por Jotapê há sete anos. Nascido e criado na periferia da zona oeste de São Paulo, o jovem decidiu que queria mudar a vida de adolescentes quando perdeu seu irmão Gabriel, em 2014.

Jotapê conta que, quando adolescente, se negou a entrar para crime, destino de muitos jovens periféricos como seu irmão e alguns de seus amigos. No dia em que viu sua mãe chorando sobre o corpo de Gabriel, que tinha sido baleado por um policial no dia em que completava 19 anos, Jotapê decidiu criar a New School.

"Quantos Jotapês acabam na vala?"

Essa frase ecoou na cabeça de Jotapê, que se deu conta de que tinha sorte em estar vivo, diante da realidade ao seu redor. Ao voltar para casa após ver seu irmão morto, ele viu alguns meninos jogando bola na rua. "Ali naquela viela, eu tomei uma decisão", lembra. E foi assim que surgiu a New School.

João Paulo Malara, o Jotapê
Divulgação/New School
João Paulo Malara, o Jotapê

Do sonho de um garoto surgiu um aplicativo que tem como objetivo "oferecer um horizonte às crianças e jovens das favelas e periferias brasileiras". O New School App leva conteúdos socioemocionais, educacionais e profissionalizantes em uma linguagem própria da periferia, explica Jotapê.

O objetivo é dar oportunidades para que os adolescentes reflitam sobre temas importantes, como preconceito, ódio e liberdade, que geralmente ficam de fora dos currículos escolares. Além disso, o aplicativo também traz aulas sobre programação , fotografia e empreendedorismo .

"Beleza, eu dei dignidade para esse jovem com os temas socioemocionais, agora vamos dar um emprego bacana para ele também. Vamos fazer o mano ser programador, a mina ser empreendedora", diz Jotapê.

Você viu?

O sonho do empreendedor é que cada vez menos jovens da periferia precisem ter o destino de Gabriel. Afinal, não são poucos os que "acabam na vala". De acordo com o Atlas da Violência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) de 2020, o homicídio é a principal causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos no Brasil. 53,3% de todos os homicídios no país tem jovens como vítimas.

"Não é fácil, mas dá"

Jotapê acredita que dar aos jovens outras oportunidades que vão além do crime é um dos caminhos para impedir o destino fatal de muitos deles. Ele afirma, porém, que não foi fácil atingir o sucesso como empreendedor e que, portanto, também não será fácil para os demais jovens em situação parecida. Atualmente, 45,4% dos menores de 14 anos de idade vivem em condição domiciliar de baixa renda no Brasil, de acordo com o levantamento Cenário da Infância e Adolescência no Brasil 2021, da Fundação Abrinq.

Jotapê, em entrevista para o iG
Captura de tela
Jotapê, em entrevista para o iG

"Eu não quero pintar que é fácil, que é bonito, porque não é. É louco, mas dá. Eu quero chegar para os meninos da quebrada e falar: 'mano, pegar uma arma na mão não é o único jeito de você ter sucesso'", diz Jotapê.

O empreendedor conta que, no início, sua trajetória foi muito solitária. Quando decidiu criar a New School , ele não tinha o incentivo de outras pessoas, mas lembra que algo dentro dele dizia para ele não desistir. "Eu queria que essa voz fosse alguém me apoiando, mas não tinha esse alguém. Eu me sentia muito sozinho". Perguntado se hoje ele quer ser essa voz que dá apoio aos jovens, ele responde: "eu já sou".

Jovens utilizando o aplicativo da New School
Divulgação/New School
Jovens utilizando o aplicativo da New School

Depois de investir bastante na ideia, Jotapê conseguiu conquistar mais pessoas para fazer o sonho sair do papel. Hoje, a equipe da New School já tem 10 pessoas, e o aplicativo foi completamente construído em uma iniciativa open source que contou com a ajuda de programadores voluntários de todo o Brasil. As aulas em vídeo distribuídas no aplicativo são produzidas por um time chamado de "P&D da Quebrada", composto por jovens da periferia.

Como funciona o aplicativo

Atualmente, o aplicativo da New School conta com 15 cursos diferentes, divididos em quatro pilares: socioemocional, educacional, profissional e social. Os temas abordados vão desde medo e liberdade até programação, ditadura militar, matemática e literatura.

Conforme os jovens vão completando essas aulas, eles vão ganhando pontos que podem ser acumulados no aplicativo. Os pontos podem ser trocados em uma loja no próprio app, que conta com itens como notebook, tênis, caixa de som, celular e pacote de viagem.

O aplicativo é gratuito e mantido financeiramente por empresas parceiras que promovem seus conteúdos no software. O New School App está disponível tanto para Android como para iOS e, para se cadastrar, é preciso apenas um e-mail.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!