Wikipédia é alvo de vandalismo digital
Wikipédia/ Divulgação
Wikipédia é alvo de vandalismo digital

Um usuário espalhou suásticas em várias páginas da Wikipédia, de acordo com informação dada pela própria plataforma nesta segunda-feira (16). O vândalo digital espalhou o símbolo nazista em páginas que não tinham qualquer relação com o tema, como perfis de celebridades.

O que o usuário fez foi trocar o modelo utilizado para garantir que páginas funcionem na versão em inglês da enciclopédia digital. Com isso, a suástico apareceu em diversos artigos, como os perfis de Jennifer Lopez, Madonna, Ben Affleck e até do ex-líder soviético Josef Stalin, segundo informações do Business Insider.

Ao G1, a Wikimedia Foundation, órgão responsável pela Wikipédia, disse que o ato foi um "vandalismo" e que foi revertido em cinco minutos. "Esse tipo de comportamento é inaceitável na Wikipédia", acrescentou a entidade, que disse que o ato viola várias regras da plataforma.

"Os administradores voluntários já consertaram o vandalismo, bloquearam a conta responsável e avaliarão a situação para ver se recursos adicionais são necessários. Ao longo dos anos, várias ferramentas e processos foram desenvolvidos para detectar e reverter rapidamente o vandalismo no site. A maior parte do vandalismo na Wikipédia é corrigido em cinco minutos, como vimos hoje", declarou o órgão.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!