WhatsApp Pay não decolou no Brasil
Unsplash/AARN GIRI
WhatsApp Pay não decolou no Brasil

Apenas 7% dos usuários de WhatsApp cadastraram algum cartão de débito para usar a funcionalidade de pagamentos do aplicativo de mensagens, que permite enviar pagamentos entre amigos e familiares. Apesar disso, 70% declaram saber da existência da nova funcionalidade. Os dados, que são da pesquisa Mensageria no Brasil realizada pelo MobileTime/Opinion Box, foram divulgados pela coluna Capital do Globo.

Para o especialista em Finanças e Gestor Financeiro Marlon Glaciano, ainda é cedo para afirmar que a nova ferramenta "fracassou". Como o serviço é muito novo e está dentro de uma plataforma em que acontecem muitas fraudes, há medo e dúvida sobre a sua utilização.

"O ponto importante é que o serviço traz apenas comodidade para o usuário, uma vez que não é necessário sair do app para efetivar a compra", ressalta Glaciano. "O brasileiro tem a cultura de utilizar algo em troca de prêmios até que se acostume. Podemos citar o Picpay e o MercadoPago, que ainda distribuem cupons de desconto. Como essa abordagem não foi praticada pelo WhatsApp, é natural ter uma curva lenta de utilização".

O Head of Cyber Threat Intelligence & Delivery na Axur, Thiago Bordini, acrescenta que a popularização do Pix pode ter inibido a disseminação do pagamento pelo Whatsapp.

"A facilidade do Pix, com a ausência da cobrança de taxas e velocidade no pagamento, e o fato de muitas pessoas terem o Whatsapp clonado levaram ao descrédito da segurança da plataforma", avalia Bordini. "Nem atacantes estão utilizando para pagar a venda de serviços entre eles. Optam muito mais pelo uso do Pix".

Ao EXTRA, o WhatsApp respondeu que não comenta pesquisas de terceiros e não divulga números oficiais sobre o serviço de pagamentos por enquanto. A empresa ainda disse que "a meta principal agora é o lançamento do serviço P2M", ou seja, de transferência instantânea de valores entre pessoas e estabelecimentos.

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