Facebook bane hidrovia
Unsplash/Alex Haney
Facebook bane hidrovia

Uma hidrovia em Norfolk, nos Estados Unidos, foi banida do Facebook, que deletou todas as publicações que mencionavam seu nome. O local é um canal turístico, que reúne pescadores e visitantes.

A confusão que levou ao banimento foi o nome da hidrovia: Cockshoot Dyke. Em inglês, cock é usado para se referir a pênis, enquanto shoot significa atirar. Já dyke é um termo pejorativo usado para se referir a mulheres lésbicas.

No caso do canal, porém, cockshoot se refere a "atirador de galos", enquanto dyke se refere a um dique, sinônimo de represa. Os algoritmos do Facebook começaram a excluir as publicações sobre a hidrovia marcando-as como "violência e conteúdo sexual". Depois, começou a sinalizar que se tratava de "discurso de ódio".

"As pessoas acharam isso engraçado, dizendo que deveria ser chamado de 'a hidrovia que não pode ser nomeada'", disse Steve Burgess, um comerciante local, ao jornal The Sun. "A ironia é que você vê tantas publicações que são realmente obscenas, violentas ou sexuais no Facebook, mas nada é feito", comenta.

O comerciante conta que diversos turistas, pescadores e moradores da região tiveram suas postagens da rede social excluídas apenas por mencionarem a localização. Por enquanto, o Facebook não comentou o assunto.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!