Antena de 5G
Unsplash/Jakub Pabis
Antena de 5G

A pressa do governo federal para passar o edital do 5G pode atrasar a chegada da tecnologia em 95% dos municípios brasileiros, de acordo com Iniciativa 5G Brasil, um consórcio de provedores regionais.

Juntos, esses provedores atendem cerca de 95% das cidades brasileiras, e afirmam que as condições impostas no edital os prejudicam. Para as empresas, o leilão irá privilegiar operadoras de telefonia de grande porte, deixando o interior do país e o agronegócio de lado.

"A entrada desses provedores [da Iniciativa 5G Brasil] ampliaria o potencial de exploração do 5G para os municípios do interior do país onde eles já atuam de forma abrangente, mas que não são economicamente vantajosos para as grandes empresas com sedes e investimentos nas capitais", diz nota do grupo.

Quando a primeira versão do edital do 5G foi apresentada, a iniciativa afirma que pediu por alterações que beneficiassem os provedores regionais. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), porém, alegou que não havia tempo hábil para as mudanças, aidna segundo a iniciativa.

Da forma como o edital está escrito, os provedores regionais de internet podem comprar no leilão uma frequênica que, de acordo com a iniciativa, não é suficiente para a implementação completa do 5G.

"Seria necessário trabalhar com duas frequências para ter alcance e largura de banda. Com apenas uma, é como se nós entrássemos 'mancos' no mercado. Teríamos o avião, mas não o combustível para voar", compara o presidente institucional da Iniciativa 5G Brasil, Suelismar Caetano. "Como no certame, o leiloamento dessas frequências se dará em etapas distintas, há o risco de ganhar uma e perder a outra, o que inviabilizaria financeiramente o negócio de qualquer novo entrante, pois a conta não fecha", conclui.

Por outro lado, o Ministério das Comunicações argumenta que a participação dos provedores regionais de internet está garantida no leilão do 5G, com os lotes de frequências regionais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!