Início das vendas do iPhone 13 em Londres
Divulgação/Apple
Início das vendas do iPhone 13 em Londres

O Japão vai abrir investigação contra Apple e Google por monopólio dos sisemas operacionais de smartphones com iOS e Android. A Comissão de Comércio Justo do país irá avaliar de as empresas estão eliminando a concorrência e limitando as opções dos consumidores. As informações são do Nikkei Asia.

Parte da investigação será consultar os próprios consumidores de smartphones, além de operadoras de sistemas operacionais e desenvolvedores de aplicativos, de acordo com Shuichi Sugahisa, secretário-geral da Comissão.

Além do mercado de smartphones, Apple e Samsung também serão investigados no que diz respeito à dominância em smartwatches e wearables.

A partir da investigação, o órgão antitruste vai produzir um relatório sobre a estrutura de mercado dos sistemas operacionais e o motivo pelo qual a concorrência permaneceu estática. Práticas consideradas anticompetitivas serão avaliadas para saber se houve violações da lei japonesa contra monopólios.

No Japão, 70% dos celulares usam o sistema iOS, contra 30% que utilizam Android. Isso significa que qualquer desenvolvedor de aplicativos precisa se adequar aos sistemas operacionais das gigantes de tecnologia, sem outras opções.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!