Google Wifi chega ao Brasil
Divulgação/Google
Google Wifi chega ao Brasil

O Google lança nesta quinta-feira (14) no Brasil uma novidade que promete melhorar a internet dos usuários no país. O Google Wifi é um roteador que tem o objetivo de tornar a conexão mais rápida, confiável e com cobertura para todos os cômodos da casa, evitando os famosos pontos inacessíveis.

"Com o Google Wifi, os brasileiros terão uma conexão rápida e sem oscilações, graças ao sinal poderoso que ele emite por toda a casa. Isso vai permitir que vários dispositivos conectados funcionem ao mesmo tempo, o que é o caso na maioria das residências hoje, já que as pessoas trabalham, estudam e se divertem em casa", afirma Vinicius Dib, Head de Devices do Google para a América Latina.

Como o Google Wifi funciona na prática?

Testamos um Google Wifi e a primeira impressão é que ele tem um design bastante bonito, com um painel de luz em um dispositivo redondo, pequeno e branco.

Google Wifi tem design bonito
Divulgação/Google
Google Wifi tem design bonito

A instalação do Google Wifi é muito simples: basta conectá-lo à tomada e ao modem (com um cabo ethernet) e configurá-lo rapidamente através do aplicativo Google Home em um celular ou outro dispositivo Android. Não leva nem 10 minutos.

Em um primeiro teste, o roteador realmente melhorou a velocidade da internet, pelo menos por perto dele. A velocidade da internet Wi-Fi, que estava em 58 megabits por segundo (Mbps), saltou para 260 Mbps.

Longe do Google Wifi, porém, o resultado foi negativo. A uma distância de cerca de 10 metros do roteador, já em outro cômodo e com paredes no caminho, a velocidade caiu quando em comparação com o roteador padrão da operadora de telefonia.

Leia Também

Rede de roteadores

Para casas maiores que 110 m², com paredes densas ou com planta longa, o Google recomenda que mais de um roteador seja instalado. É aí que entra em ação o principal diferencial do Google Wifi: a tecnologia mesh.

O sistema permite que vários roteadores trabalhem em conjunto, criando uma rede e se alternando de forma que o usuário não note. Assim, dá para caminhar por toda a casa que o dispositivo mais próximo vai oferecer o sinal de Wi-Fi sem interrupções ou perda de desempenho. "Os pontos de Wifi ligados à rede trabalham juntos para determinar o melhor caminho para os seus dados", explica o Google.

Funcionalidades interessantes

Além do carro-chefe do Google Wifi, que é a tecnologia mesh, o roteador ainda promete mais privacidade, já que atualizações de segurança são feitas com frequência.

Outro recurso interessante é que o roteador tem uma espécie de controle parental. Através do app do Google Home, é possível bloquear a internet dos dispositivos de crianças em horários específicos, como o jantar e a hora de dormir. Além disso, dá para bloquear sites impróprios de dispositivos selecionados pelos responsáveis.

Também através do Google Home, é possível escolher um dispositivo para receber o melhor sinal da casa. Dá para escolher o computador enquanto estiver trabalhando ou a Smart TV enquanto estiver assistindo a um filme por streaming, por exemplo.

Preço e disponibilidade

O Google Wifi fica disponível no Brasil nesta quinta-feira nos principais varejistas do país. Dá para comprar apenas um roteador ou três, opção recomendada para casas maiores e com preço mais atrativo.

  • Google Wifi - 1 unidade - R$ 999
  • Google Wifi - kit com 3 unidades - R$ 1.999

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários