A venda da coleção de tokens não fungíveis (NFT) da Adidas começou na sexta-feira (17). E a operação foi de fato um sucesso, com a empresa lucrando US$ 23,4 milhões em apenas uma tarde.
Em valores atuais, o lucro corresponde a R$ 133 milhões e não resultou apenas em sucesso financeiro. Como resultado da grande procura, os NFTs da coleção Into the Metaverse atingiu o terceiro lugar em volume, de acordo com o CryptoSlam .
A coleção só teve volume menor do que a CloneX e o líder Axie Infinity. Os NFTs da gigante esportiva movimentaram 995 mil ETH nas últimas 24 horas, ou R$ 16 milhões na cotação atual.
Cliente pega saldão
Originalmente, a coleção Into the Metavers era formada por 30 mil Adidas Originals, criados no Ethereum (ETH). Desses, 20 mil foram oferecidos inicialmente aos detentores de outros NFTs, como Pixel Vault, Bored Ape e Mutant Ape.
Ou seja, os detentores desses NFTs tiveram prioridade na aquisição, sobrando 10 mil para o público em geral. Deste 10 mil tokens, a Adidas e seus parceiros mantiveram 380 deles para “eventos futuros”, enquanto os outros 9.620 foram liberados ao público.
Cada cliente poderia adquirir no máximo dois NFTs . No entanto, um cliente conseguiu contornar o limite implantando um contrato inteligente personalizado que gerou 165 contratos, cada um com um endereço único.
Em seguida, esses contratos cunharam dois NFTs em uma única transação do contrato inteligente da Adidas. Com isso, ele conseguiu comprar 330 tokens e enviá-los para seu endereço pessoal.
Montana Wong, engenheiro especialista em blockchain, forneceu uma análise detalhada do procedimento no Twitter. De acordo com ele, o criador do contrato pagou cerca de US$ 104 mil em taxas para processar isso, além de cerca de US$ 252 mil para os NFTs.
Cada NFT foi vendido por 0,2 ETH, ou R$ 4,3 mil na cotação atual, o que significa que o criador precisava que o valor dos tokens aumentasse para 0,28 ETH cada para atingir o ponto de equilíbrio. Mas os preços dispararam para quase 0,8 ETH cada NFT, o que gerou mais de 200% de lucro.
O próprio criador do contrato confirmou a operação e elogiou a análise de Wong posteriormente no Twitter.
Venda foi um sucesso
Apesar do pequeno incidente, o lançamento foi um grande sucesso para a Adidas e consolidou a posição de entrada da empresa no Metaverso . Essa parceria começou em novembro, quando a empresa anunciou uma parceria com o jogo The Sandbox.
Nessa parceria, a a Adidas adquiriu um lote de terreno reservado para seu uso no Metaverso do jogo. Um pouco antes, a empresa divulgou uma parceria com a exchange Coinbase para ampliar o acesso ao Metaverso.
Os sortudos que compraram um NFT da Adidas terão acesso exclusivo aos acessórios da empresa, tanto no mundo real quanto virtuais. A estimativa é que os itens cheguem em 2022, e alguns deles devem aparecer no The Sandbox.