Impressionante ou assustador? Relembre 10 robôs que marcaram 2021

Robôs dominaram o ano

2021 foi um ano recheado de lançamentos na área da robótica. Novos modelos foram apresentados, enquanto robôs consagrados na indústria ganharam funções que assustaram muita gente. A seguir, relembre 10 robôs que impressionaram os humanos durante o ano.

Reprodução

1. Gato que peida

No início do ano, em fevereiro, veio a público um robô da Panasonic que serve para fazer companhia para seu dono, como um pet. Apesar de fofo, o gato robô é capaz de soltar pum.

Reprodução/YouTube/Panasonic Japan

2. Robô Sophia artista

A robô Sophia não é novidade alguma, já que é uma das humanoides mais conhecidas do mundo. Em março deste ano, porém, surgiu a notícia de que ela se tornou uma artista, desenvolvendo suas próprias obras.

Web Summit

3. Cachorro que urina cerveja

O famoso Spot, o cachorro robô da Boston Dynamics, ganhou uma nova função em meados de abril. Agora, a máquina é capaz de urinar cerveja dentro de copos.

Divulgação

4. Cachorro robô que corre

Em junho, uma empresa chinesa lançou o cachorro robô mais rápido do mundo. Seu objetivo é acompanhar o dono carregando seus pertences - o que pode ser feito até durante uma corrida.

Reprodução/YouTube/Unitree Robotics

5. Pernas corredoras

Em julho, um robô bípede bateu recorde ao ser o primeiro do mundo na categoria a completar uma corrida de 5 km. E o melhor: ele aprendeu a correr sozinho.

Reprodução/Youtube

6. Cachorro robô assustador

Em agosto, foi a vez da Xiaomi apresentar seu primeiro robô pet que, na verdade, tem uma aparência bastante assustadora.

Divulgação

7. Robô atlético

A empresa de robótica Boston Dynamics aparece mais uma vez na lista. Em agosto, ela colocou seus robôs bípedes para fazerem parkour e até darem mortal para trás, em movimentos assustadoramente precisos.

Reprodução

8. Menor robô do mundo

Também em agosto, um robozinho ganhou o título de menor do mundo. Movido a álcool, ele consegue carregar quase 3 vezes o próprio peso - parecido com uma formiga.

Reprodução/Youtube

9. Alexa com rodas

Em setembro, foi a vez da Amazon se aventurar na robótica e lançar o Astro, um dispositivo compatível com Alexa que anda pela casa. Logo depois do lançamento, porém, questões relacionadas à privacidade foram levantadas em documentos vazados.

Divulgação

10. Robô mais expressivo que muita gente

Fechando a lista, o robô Ameca impressionou - e assustou - o mundo já em dezembro ao mostrar expressões muito parecidas com as humanas.

Reprodução